sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

PREVENÇÃO - Ipesaúde comemora Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de pele neste sábado

Neste sábado, 5, comemora-se o Dia Nacional de Prevenção ao Câncer de pele. Em Aracaju, o evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), e vai acontecer das 8 às 16 horas na sede do Ipesaúde. Na ocaião, médicos dermatologistas vão consultar e conscientizar as pessoas sobre os riscos do câncer de pele. "Ano passado, atendemos um público bem maior que em 2007. Isso aconteceu justamente porque passamos a promover o evento na sede do Ipesaúde que é bem localizada e facilita o acesso para as pessoas que desejam participar da campanha", afirma o médico Fedro Portugal, presidente da regional Sergipe da SBD.

Esta será a 11ª Campanha promovida pela SBD e os médicos que participarão da campanha estarão orientados para, quando necessário, emitir exames, que serão feitos posteriormente pelas pessoas consultadas. “

Tipos de câncer

Existem três tipos de câncer de pele. O carcinoma basocelular é um dos tipos menos graves e também o mais frequente, representando 70% dos casos. Ele é mais comum em pessoas de pele clara com idade acima dos 40 anos. O seu surgimento está relacionando com a exposição solar cumulativa durante a vida. Apesar de não causar metástase (migração de doença de um órgão a outro), pode destruir os tecidos à sua volta, atingindo cartilagens e ossos. Normalmente, aparece em forma de mancha.

Já o carcinoma espinocelular, segundo tipo mais comum do câncer de pele, pode se disseminar por meio dos gânglios, provocando metástase. Ele adquire a forma de um nódulo e é provocado pela exposição sem proteção adequada, tabagismo, exposição a substâncias químicas como arsênio e alcatrão e baixa de imunidade.

O tipo mais perigoso é o melanoma. Ele aparece como uma pinta escura que vai se deformando e tem alto potencial de metástase. Por isso, o diagnóstico precoce é tão importante. Murad explica que uma vez iniciada a metástase, não há mais chance de cura.

Os três tipos costumam surgir nas áreas mais expostas ao sol, mas podem se manifestar em outras áreas do corpo como planta do pé, região genital ou sob a unha. No caso do tipo melanoma, não há relação entre o local de exposição e o local de aparecimento do tumor. Embora nos dois primeiros tipos o índice de mortalidade seja muito baixo, as estatísticas de óbito quanto o assunto é o câncer tipo melanoma assustam. Ele mata quase 100% das pessoas que não o descobrem precocemente.

O câncer de pele se manifesta de diferentes maneiras. Os sinais mais comuns são o surgimento de feridas que não cicatrizam, pequenas lesões endurecidas, brilhantes ou avermelhadas. Nos homens, ele aparece mais no tronco, na cabeça ou no pescoço, enquanto que, em mulheres, se manifesta com freqüência nanas pernas e braços.

Grupos de risco

Pessoas de pele e olhos claros estão mais sujeitas a desenvolver o câncer de pele, assim como quem possui muitas pintas e sardas. Outro fator de risco é o fato de ter tido alguém na família com a doença. Quanto maior for o grau de parentesco, maiores as chances de contrair o câncer. Quem desafia o sol e se expõe sem proteção também tem grandes chances de desenvolver o mal.

Para fugir da doença é necessário tomar muito cuidado. A primeira forma de proteção é evitar o sol. E não adianta achar que o protetor solar resolve. O uso do produto pode estar apenas mascarando o problema. Nos países nórdicos, especialmente na Suécia, as autoridades estão preocupadas com o uso do protetor e chegaram a proibir os que têm fator de proteção solar maior que 15. Isso porque a pessoa passa o produto uma vez e julga estar protegida o dia inteiro. Como os produtos são muito fortes, a pessoa não fica vermelha ou sente o corpo arder, mas está absorvendo toda a radiação.

Se a pessoa não se protegeu e tomou sol em excesso durante a vida, o jeito ficar de olho na pele. O diagnóstico precoce é muito importante. Assim como para prevenir o câncer de mama, ao auto-exame também é fundamental para diagnosticar o câncer de pele. Todas as partes do corpo devem ser examinadas diante do espelho pelo menos a cada três meses. Peça a outra pessoa para ajudar no auto-exame. A qualquer sinal de alteração na pele, a pessoa deve procurar o médico.

Nenhum comentário: