quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SAÚDE - Município realiza prevenção ao câncer de mama

Uma das doenças mais recorrentes e temidas por mulheres de todo o mundo, o câncer de mama tem recebido uma atenção especial da Prefeitura Municipal de Aracaju. Através das Unidades de Saúde da Família (USF), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sempre se preocupa em orientar as mulheres e capacitar seus profissionais para melhorar cada vez mais a qualidade dos atendimentos.

Recentemente, cerca de 250 profissionais, entre médicos e enfermeiros, passaram por treinamento para melhorar o exame clínico das mamas. São realizadas, também, atividades educativas nas USFs focando, principalmente, a conscientização para o autoexame. A coordenadora do Programa Municipal de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila, garante que esse é um processo fundamental na prevenção e combate à doença.

"Se não houver detecção precoce de pequenos sintomas ou qualquer coisa diferente que a mulher perceba, pode haver o comprometimento de órgãos. Por isso é tão importante a mulher procurar conhecer seu corpo e fazer o autoexame com frequência", alerta Cristiane.

Mamografias

Desde o mês de abril vigora a Lei Federal 11.664/2008, que garante às mulheres com mais de 40 anos a realização do exame de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em Aracaju, as USFs realizam o exame em mulheres a partir de 40 anos a cada dois anos e, para mulheres entre 50 e 69, a orientação é que seja feito o acompanhamento anualmente.

Além disso, o município também dá uma atenção especial às mulheres que têm histórico familiar da doença. "A essas pacientes nós orientamos que comecem a fazer a mamografia a partir dos 30 anos", explica Cristiane, lembrando que a obesidade e o sedentarismo também são fatores que podem contribuir para o surgimento da doença.

De acordo com análises feitas pelo Ministério da Saúde (MS), Aracaju foi a quarta capital brasileira e primeira do Nordeste em número de mamografias realizadas em mulheres com idade entre 50 e 69 anos. A pesquisa foi realizada entre 2006 e 2008. Nesse período, Aracaju atingiu uma cobertura de 80,4% entre o público dessa faixa etária. Somente no ano de 2008, foram feitos 22.267 exames.

Nenhum comentário: