quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

SAÚDE - Hemose pretende fechar ano com mais de 2 mil cadastros para medula óssea

Para dar início às comemorações da Semana Nacional de Mobilização para Doação de Medula Óssea, que ocorrerá entre os dias 14 e 21 de dezembro, o setor de Cadastro de Medula Óssea do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) pretende, durante esta semana, chamar a atenção da sociedade para a importância de ampliar o número de voluntários. No país, o evento é coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), em parceria com os hemocentros.

Em Sergipe, o objetivo do Hemose é fechar 2009 com mais de dois mil voluntários cadastrados. O Núcleo de Captação do Serviço Social do órgão conseguiu este ano, cerca de 1.600 inscritos para possíveis doadores, acumulando um total de mais de quatro mil voluntários. No segundo semestre, o órgão registrou um acréscimo de 30% nas inscrições, em relação ao mesmo período do ano passado. No último mês de novembro foram cadastrados mais de 200 voluntários.

Embora esse crescimento deixe a equipe do hemocentro otimista, vale considerar que a probabilidade de se encontrar uma medula compatível é de uma em cem mil. Sendo assim, o Serviço Social do órgão atua diariamente para ampliar ainda mais as doações, garantindo mais possibilidades de salvar vidas.

O médico Roberto Gurgel, presidente do Hemose, atribui o crescimento de doações nos últimos dias às campanhas educativas e às palestras que o órgão realiza mensalmente nas empresas, instituições, universidades, organizações não governamentais e associações, com o intuito de ampliar o nível de conhecimento dos estudantes, trabalhadores e população em geral.

O hemocentro conta ainda com um forte aliado na busca por novos doadores: o Serviço Social, que realiza palestras para prováveis candidatos a doação as segundas e terças–feiras, das 7h às 17h30.

Tratamento

A medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, conhecida popularmente como ‘tutano’. Nela, são produzidos os componentes do sangue: hemácias, glóbulos vermelhos, leucócitos, glóbulos brancos e as plaquetas. O transplante de medula é, na maior parte dos casos, o tratamento indicado para doenças do sangue e do sistema imunológico.

O procedimento para retirada do sangue para doação é simples e seguro. A amostra é encaminhada para o cadastro nacional em Recife/PE e, caso se encontre um receptor compatível, o doador é comunicado sobre o transplante.

“Já fazemos parte do sistema nacional de doadores. Temos um acordo de cooperação com um dos maiores sistemas de registros do Nordeste, de modo que todas as amostras coletadas pelo órgão são encaminhadas duas vezes por semana para o hemocentro de Pernambuco (Hemope), explica o presidente do Hemose.

Transplante

O transplante ocorre em ambiente cirúrgico, feito sob anestesia geral ou local, e requer internação de, no mínimo, 24 horas. Não existe nenhum risco, sendo retirada do doador a quantidade de medula óssea necessária, que é o equivalente a menos de 10%. Em poucas semanas, a medula do doador estará inteiramente recuperada.

Cadastro

Os interessados em fazer parte do cadastro para doadores de medula óssea ou aqueles que desejam obter mais informações devem entrar em contato com o Núcleo de Captação do Serviço Social do Hemose pelo telefone (79) 3259-3174 ou comparecer à unidade nas segundas e terças, das 7h às 17h30. Os doadores devem ter entre 18 e 55 anos. O cadastro é feito com um simples exame, em que são coletados 10 ml de sangue para a busca de informações genéticas e o armazenamento da amostra em um banco de dados mundial.

Um comentário:

shirlaynne disse...

meu nome é shirlaynne tenho 16 anos lí a reportagem e fiquei muito enteressada gostaria muito de doar sangue para ajudar a essas pessoas.meu tipo sanguineo é O NEGATIVO queria saber porque pessoas menores de 18 anos nao podem doar sangue.
29/12/2009
bom dia!