quinta-feira, 29 de outubro de 2009

DE VOLTA - Governador Marcelo Déda retorna a Sergipe

Após 27 dias afastado de suas atividades por ter se submetido a uma intervenção cirúrgica em São Paulo, o governador de Sergipe, Marcelo Déda, retornou ao estado na tarde desta quarta-feira, 28. Mais de 300 pessoas, entre secretários de Estado, prefeitos, dirigentes de diversos órgãos, populares e imprensa o recepcionaram em seu desembarque, que se deu por volta das 17h no aeroporto Santa Maria, em Aracaju.

Marcelo Déda chegou à capital sergipana acompanhado de sua esposa, Eliane Aquino. Na ocasião, o governador recebeu uma homenagem de cerca de 30 crianças do projeto social ‘Pouso Seguro da Criança’, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Infraero e a Prefeitura de Aracaju. O grupo realizou uma pequena apresentação musical para marcar a recuperação e a volta do governador a Sergipe.

Logo após sua chegada, Marcelo Déda concedeu uma entrevista coletiva no auditório da Infraero, momento no qual esclareceu à imprensa como se deu seu processo de internação, como foi o procedimento cirúrgico e de que forma está sendo procedida sua recuperação. Internado no dia 1º de outubro no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, por conta de descoberta de um nódulo em seu pâncreas, o governador recebeu alta no último dia 19 de outubro.

Apesar do retorno, Déda não reassume de imediato suas atividades e deverá descansar ainda por pelo menos uma semana até que esteja plenamente restabelecido. “Estou saindo de um processo operatório e, talvez, do momento mais sensível da minha vida. Retornar para a minha terra, para minha gente e para minha família é motivo de uma enorme alegria e emoção”, declarou o governador. “Eu disse aos médicos que não teria lugar melhor para eu me recuperar do que Sergipe. Afirmei que preciso ver praia, sol, reencontrar meus filhos e meus amigos e os médicos entenderam, diante de um processo de recuperação que está 90% cumprido”, assegurou Déda.

Diagnóstico

O governador explicou que foram realizados todos os procedimentos necessários para consolidar o diagnóstico sobre o nódulo que fora extirpado, confirmando que não havia células cancerígenas. “Após a biópsia que eliminou a possibilidade de ser uma lesão maligna, passei por diversos procedimentos, inclusive com hemogramas enviados para os Estados Unidos, que asseguraram não haver células cancerígenas em meu organismo”, esclareceu.

Segundo o governador, sob sua orientação expressa nenhuma informação sobre seu quadro de saúde foi omitida, buscando informar à sociedade sergipana, com clareza, o real panorama de toda a situação. “Esta foi uma orientação que passei para o secretário de Comunicação, Carlos Cauê, para que ele informasse à imprensa sergipana e a todos os membros da administração”, observou Déda.

Capacidade administrativa

O governador também fez questão de elogiar e reconhecer o desempenho que o governador em exercício, Belivaldo Chagas, vem alcançando na condução da administração estadual. “O vice-governador, que está no exercício da governadoria, revelou extraordinária capacidade administrativa, uma correção política que eu não preciso nem mencionar pois é uma marca registrada de Belivaldo e uma lealdade pessoal que me comoveu”, destacou Déda, ao mencionar uma conversa que manteve antes da cirurgia com Belivaldo Chagas e com o prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.

“Nós conversamos sobre coisas duras, pois eu estava entrando numa sala de cirurgia e não sabia o que iria acontecer. Não falamos sobre futuro político, mas sim de coisas pessoais, como filhos e família. É nessas horas que a gente sabe quem é quem. E Belivaldo e Edvaldo mostraram que eu não tive vices, eu tive bênçãos de Deus, com homens de extrema confiança, uma correção sem igual e uma lealdade sem limites”, sintetizou.

Repouso

Reafirmando que buscará completar efetivamente o seu processo de recuperação nos próximos dias, o governador esclareceu que o Governo continua sob o comando de Belivaldo Chagas. “Ficarei mais uns dez dias descansando, sendo monitorado por meus médicos locais e, assim que me sentir bem, retornarei ao trabalho. Naturalmente recomeçarei num ritmo mais leve e irei retomando aos poucos todas as atividades de governo”, informou.

Déda também fez questão de agradecer a todas as demonstrações de carinho e solidariedade do povo sergipano. “Recebi diversas mensagens, e-mails, telegramas e recados, diversas personalidades me visitaram e até opositores políticos me enviaram votos de solidariedade. Sou extremamente grato a todos, pois quem estava na cama do hospital não era o governador, e sim o cidadão Marcelo Déda”, afirmou.

“Senti a força da corrente de orações, uma corrente poderosa que me fez lembrar da esperança, da prece e do amor do meu povo. Quero agradecer a todos que oraram pela minha recuperação e pedir que continuem orando, pois a recuperação continua”, reforçou o governador. Marcelo Déda concluiu a coletiva solicitando a compreensão de todos os amigos e correligionários para que compreendam a importância do processo de recuperação onde ele evitará receber visitas e se dedicará exclusivamente à sua famíla.

Nenhum comentário: