quinta-feira, 22 de outubro de 2009

TRÁFICO DE DROGAS - Desarticulada quadrilha de tráfico de crack que agia em Sergipe e Alagoas

A Polícia Civil e a Polícia Militar desarticularam nessa quarta-feira, dia 21, mais uma organização criminosa que vinha atuando no tráfico de substâncias entorpecentes. Desta vez foram apreendidos 10 quilos de crack, que pertenciam ao traficante Rubens José de Freitas, 31 anos, conhecido como 'Rubinho', que foi morto numa troca de tiros com os policiais no conjunto JK. Ainda foram presas mais oito pessoas que faziam parte do bando, sendo cinco homens e três mulheres.
Dentre os integrantes detidos, está Marcos Rogério de Carvalho Silva, 27 anos, que é apontado pela polícia como lider do bando juntamente com 'Rubinho' e que era o dono dos 20 quilos de crack apreendidos pela polícia no final do mês de setembro. Eles costumavam embarcar de avião para São Paulo, onde juntamente com integrantes paulistas do bando cometiam roubos de cargas nas rodovias paulistas. O lucro dos assaltos era direcionado para a aquisição do crack que era comercializado nos estados de Alagoas e Sergipe.
Além de Marcos Rogério, foram presos Rodrigo Araújo dos Santos, 27, que era funcionário de Rogério e fazia a cobrança do pagamento da droga; Simone Batista de Oliveira, 28, esposa de Rogério e possuía um escritório onde era feita a contabilidade do crime; Alexandre Nunes Pereira, 35, Anderson de Oliveira Alves, 27, e Cláudio Menezes Nunes, 33, que residem em Santos (SP) e trouxeram os dez quilos de crack apreendidos durante a ação; Michele Batista do Santos, 27, que era a companheira de 'Rubinho' e ajudava nas contas do grupo; além de Silvana Santos Santana, 42 anos, que, também, ajudava na movimentação do dinheiro.
"O grupo abordava os caminhoneiros em postos de gasolina, levando a carga e os veículos. Em São Paulo, tanto o Rubinho quanto Marcos Rogério tinham contatos distintos com fornecedores de drogas. Há a suspeita de que eles tinham ligação com membros do Primeiro Comando da Capital", explicou o delegado Marcelo Cardoso. "Hoje essas quadrilhas estão fazendo o que chamamos de ciclo completo. Os seus integrantes cometem assaltos que desembocam no tráfico de substâncias entorpecentes que, infelizmente, é uma atividade mais lucrativa do que os outros crimes", complementou o superintendente da Polícia Civil, João Batista.
No estado de Sergipe o bando não atuava no ramo de roubo de cargas, concentrando as atividades no tráfico de drogas. As ações desenvolvidas por Marcos Rogério e Rubinho abrangiam quase 100% do tráfico de crack em Sergipe. "Essa operação é mais um golpe duro ao comércio ilícito de crack em nosso Estado. Há menos de um mês foi desarticulada uma quadrilha que foi pega com 20 quilos da droga e que tinha ligação com o grupo preso ontem", exemplificou Batista.
Além da droga, foram apreendidos dois rádios de comunicação, um revólver calibre 38 e uma pistola 380, que foram encontradas em poder de Rubinho, além de uma balança de precisão, folhas preenchidas de cheque, documentos, plásticos utilizados para embalar droga, uma agenda com a contabilidade do tráfico e um detector de metal. As prisões aconteceram nos bairros Jabotiana, Siqueira Campos e Santa Maria.
O grupo era dono de um carregamento de crack apreendido há menos de um mês em Sergipe. Foram recolhidos 20 quilos da droga, sendo a maior apreensão de crack no Estado e a segunda maior do Nordeste.
Participaram da operação pela Polícia Civil o Comando de Operações Policiais Especiais (Cope), Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol), Grupo Especial de Rondas e Blitz (Gerb), enquanto a Polícia Militar foi representada pelo Comando de Operações Especiais (COE), Companhia de Radiopatrulha (CPRp), Grupamento Tático Aéreo (GTA) e Batalhão de Choque (BPGd).
Rubinho
Rubens José de Freitas foi preso pela primeira vez há alguns anos, depois de ter cometido um assalto na porta de uma agência bancária em Aracaju. Após ser preso foi processado e posto em liberdade por conta da legislação. Ao sair da prisão passou utilizar documentação falsa, onde aproveitava o nome de Fabiano e montou a quadrilha que agia no ramo de roubo de cargas e tráfico de drogas. Contra ele existiam mandados de prisão expedidos pela Justiça dos estados de Pernambuco e Alagoas. Na sua casa foram encontradas duas armas apreendidas durante a operação.

Um comentário:

Anônimo disse...

fal alagoas ser disarticula um dos trficante conhecido como marcelo gordo em maceio atemcao policia esta assumindo o comando do osvaldo e o filho do osvaldo tambem e junior oiao