quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA - Superintendência da Polícia Civil divulga números da demanda cartorária de setembro

A Superintendência da Polícia Civil divulgou na manhã desta quarta-feira, dia 14, os números que apontam a produção de inquéritos policiais remetidos ao Poder Judiciário por todas as unidades pertencentes à Polícia Civil de Sergipe. A análise estatística, que vem sendo divulgada desde o mês de maio deste ano, visa construir um diagnóstico dos trabalhos cartorários, proporcionando mensalmente a elaboração de um balanço das atividades das unidades policiais. A Superintendência tem procurado dar agilidade ao andamento dos inquéritos policiais, oferecendo uma resposta mais rápida à sociedade acerca dos trabalhos concluídos por cada delegacia, além de direcionar a atuação de cada unidade policial.

Os números relativos ao mês de setembro divulgados pela Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim) foram construídos em cima de uma análise mais criteriosa e justa, visto que, foi levado em consideração, também, o efetivo disponível em cada unidade policial. “Estamos aprimorando esses levantamentos e nesta última análise divulgamos, além dos procedimentos encaminhados por unidade, o efetivo empregado. Além disso, fatiamos os departamentos, analisando individualmente cada núcleo, como é o caso do Departamento de Atendimento aos Grupos Vulneráveis [DAGV], que compõe mais de uma delegacia”, explicou Batista.

Os números estão sendo levantados levando-se em consideração três indicadores: o de delegado de polícia, de servidor lotado em cartório e por fim o de agente empregado no serviço de captura e investigação. “Os indicadores nos proporcionam o equilíbrio na análise. Com esse novo diagnóstico vamos poder identificar as unidades que dispõem de uma estrutura maior de efetivo que proporcionalmente não vêm alcançando números melhores comparados aos alcançados pelas delegacias com material humano menor”, finalizou João Batista.

Dentre as unidades especializadas a Delegacia Especial de Proteção a Mulher de Aracaju, sediada no DAGV, remeteu à Justiça no mês de setembro 51 inquéritos policiais concluídos. A unidade possui hoje um efetivo de nove servidores, entre delegados, escrivães e agentes de polícia. Já entre as unidades policiais da Grande Aracaju alcançaram destaque a 9ª, 12ª e 1ª Delegacias Metropolitanas com 47, 32 e 19 inquéritos concluídos respectivamente. Os números apresentados pela 12º DM chamaram a atenção por conta do pequeno efetivo que a unidade dispõe, apenas cinco servidores trabalham no local. “Acredito que os bons números alcançados são fruto de uma campanha de incentivo, além de uma dedicação ímpar dos nossos colaboradores. Observamos que a sociedade está satisfeita com o nosso trabalho”, salientou o delegado José Aciolly.

No interior do Estado, os números trouxeram duas novidades. Entre os três municípios que enviaram o maior número de inquéritos à Justiça aparecem, pela primeira vez, as delegacias das cidades de Maruim e Cristinápolis. Maruim encaminhou 32 procedimentos e dispõe de um efetivo de dez servidores. Em segundo lugar se destacou a unidade da cidade de Lagarto, que enviou 24 inquéritos e possui 14 profissionais nos seus quadros.
Cristinápolis ficou na terceira posição, mas com um destaque especial por enviar 18 inquéritos policiais e dispor apenas de três servidores. Segundo o delegado Renato Oliveira, o esforço vem superando a carência de pessoal. “Estamos aplicando uma política de celeridade no encaminhamento dos procedimentos e isto passa necessariamente pelo esforço da nossa equipe”, finalizou.

Nenhum comentário: