quinta-feira, 22 de outubro de 2009

SAÚDE - Blitz de combate ao trabalho infantil acontece nesta sexta

Um grito contra a exploração do trabalho infantil vai ecoar nesta sexta-feira, 23. Profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) realizarão uma blitz no semáforo que fica em frente ao mercado Albano Franco, no sentido que dá acesso ao setor de peixes. A ação vai começar bem cedo, às 7 horas, com o objetivo de fazer com que o maior número de pessoas comecem a lançar um olhar mais atento sobre essa realidade.
A iniciativa do Cerest conta com parceiros importantes, como o Movimento Popular em Saúde (Mops), Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria Municipal de Educação (Semed) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), essa última por meio do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

Com o tema 'Trabalho infantil é crime, legal é cuidar', a blitz pretende atingir não só os motoristas, mas também os feirantes e consumidores do mercado, além de usuários de ônibus que transitam pelo local. Durante a ação serão distribuídos folders e material educativo informando ao público sobre o objetivo da mobilização.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção em Saúde do Trabalhador (Reast), Jane Curbani, a atividade tem o intuito de alertar sobre as condições de violência e exploração a que muitas crianças estão sendo submetidas.
"Essa blitz vem mostrar à sociedade que o trabalho infantil está crescendo. Cada vez mais, crianças e adolescentes chegam ao SUS vítimas de acidentes de trabalho. Essa é uma situação de violência. Crianças devem estar na escola! Trabalho é atividade de adulto e não existem ferramentas que adequem o trabalho à realidade infantil, pois ele sempre fragiliza ou deixa sequelas nas crianças", defende.

Nenhum comentário: