terça-feira, 6 de outubro de 2009

PRÉDIOS - Estado cria número recorde de vagas no sistema prisional

A Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejuc) vem trabalhando intensamente para garantir a custódia dos detentos sergipanos de forma correta e digna. Além da inauguração de novas unidades penitenciárias, a exemplo do Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf) e do Cadeião de Socorro, também tem sido promovida a abertura constante de novas vagas no sistema prisional do Estado para que os presos provisoriamente detidos nas delegacias sergipanas ingressem o mais rapidamente possível no sistema carcerário. Entre janeiro deste ano até o último dia 29 de setembro, 1,33 mil vagas foram abertas, um total recorde para a malha penitenciária sergipana.
“Desse número, recebemos 903 presos oriundos das delegacias da capital e mais 427 vindos das delegacias do interior”, contabilizou o diretor do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Manuel Lúcio Neto.Durante este período, os meses em que o sistema penitenciário sergipano mais recebeu detentos foram abril e maio, com 344 e 248 transferências respectivamente – ocasião em que ocorreram as inaugurações do Compajaf e do Cadeião de Socorro.
Também se somam à estatística os números referentes a janeiro, com 81 transferências; fevereiro, com 55; março, com 69; junho, com 90, julho, com 161 e agosto, com 119. As novas vagas, porém, só são disponibilizadas conforme os custodiados recebem guias de execução e alvará de soltura. “Na medida do possível estamos recebendo mais presos. Toda semana ocorrem transferências de delegacias para as unidades prisionais. É um trabalho que não para”, disse Manuel Lúcio. “Mas em setembro, ainda sem os números finais, já recebemos mais de 160 detentos transferidos das delegacias de todo o Estado”.
A luta da atual gestão da Sejuc tem sido a de transformar o sistema penitenciário sergipano, hoje entre os três mais eficientes do Brasil, no melhor do país. Para comprovar o compromisso da atual gestão com a redução do deficit de vagas no sistema prisional do Estado, basta destacar que, no início do atual governo, havia em torno de 1,1 mil vagas.
Hoje, com reformas e inaugurações, o sistema já possui 2,048 mil vagas. Com a inauguração do Presídio Feminino – que segue em fase de conclusão -, do Cadeião de Estância e do Presídio para Jovens Adultos, obras com convênios firmados e verbas já garantidas, cerca de 3 mil vagas estarão disponibilizadas para a Justiça do sistema penitenciário de Sergipe.

Nenhum comentário: