terça-feira, 6 de outubro de 2009

TRANSPORTE - Mais 20 ônibus em circulação em Aracaju

O prefeito Edvaldo Nogueira entregou na manhã desta terça-feira, 6, no estacionamento do viaduto Jornalista Carvalho Déda, mais 20 novos ônibus que irão integrar a frota do sistema de transporte coletivo de Aracaju. Equipados com elevadores para cadeirantes, câmeras de monitoramento, GPS e redutores de emissão de gás carbônico na atmosfera, os veículos devem começar a circular ainda esta semana. As linhas serão definidas pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Dos 20 ônibus entregues, 10 são da Viação São Cristóvão e outros 10 da Viação Cidade de Aracaju (VCA), ambas pertencentes ao grupo Bonfim, que investiu cerca de R$ 5,6 milhões na compra dos veículos. A medida faz parte do processo de renovação da frota de ônibus da cidade, deflagrado pela Prefeitura de Aracaju no início do ano com o objetivo de melhorar o serviço de transporte público.

Durante a solenidade, o prefeito também anunciou a criação da Central de Trânsito, um serviço que será implantado até o início do próximo ano com o objetivo de monitorar o trânsito em tempo real. Está prevista a instalação de câmeras de alta definição em vias estratégicas da cidade. Com isso, a SMTT poderá identificar problemas, agilizar providências e evitar transtornos. O sistema entrará em funcionamento tão logo toda a frota esteja equipada com GPS e câmeras.

Renovação da frota

Até o momento, foram entregues à população 62 novos ônibus e, segundo Edvaldo Nogueira, em breve mais veículos integrarão a frota. "A meta é entregar à população 100 veículos novos até o fim do ano para que a gente possa ter de fato uma frota renovada. Com isso, a Prefeitura de Aracaju está resolvendo um antigo problema e contribuindo para a melhoria crescente da qualidade de vida", enfatizou o prefeito.

Para o superintendente municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju, Antônio Samarone, os avanços só estão sendo possíveis porque os empresários do setor estão colaborando com o poder público e percebendo a necessidade de ampliar os investimentos. "É bom para todos, inclusive para eles, porque com a compra de ônibus novos os gastos com manutenção são reduzidos e os passageiros ficam muito mais satisfeitos", destacou Samarone.

De acordo com o superintendente do grupo Bonfim, Jair Oliveira, os últimos investimentos são o resultado do compromisso assumido pela empresa com a prefeitura e com a população. "Renovar a frota numa época de crise é um pouco complicado. Apesar disso, garantimos que colocaríamos em circulação 38 ônibus novos e já chegamos a 52 somente este ano. Estamos fazendo um esforço hercúleo no sentido de substituir os veículos mais antigos", disse.

Segurança

Atualmente 515 ônibus fazem parte do Sistema Integrado de Transporte (SIT) e do Sistema Integrado Metropolitano (SIM). A frota atende a população da capital e dos municípios da região metropolitana - Barra dos Coqueiros, São Cristóvão e Nossa Senhora do Socorro.
A maioria dos veículos já dispõe de GPS e câmeras de segurança. Segundo dados da SMTT, apenas 100 ônibus em média ainda não foram equipados com esses dispositivos. Graças a isso, entre os meses de janeiro a julho deste ano foi registrada uma diminuição de 51,67% no número de assaltos a ônibus em Aracaju, em relação ao mesmo período do ano passado.

Para o Sindicado das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), a implantação do sistema de bilhetagem eletrônica e a parceria com as polícias Militar e Civil também contribuíram para queda no índice de assaltos a ônibus.

Acessibilidade

Além de estarem equipados com dispositivos de segurança, os novos ônibus entregues este ano também são adaptados para passageiros com deficiência e dificuldade de locomoção. Na opinião do representante do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Cláudio Brito, as mudanças são significativas.

"Já temos mais de 100 ônibus adaptados. Com os próximos que virão, ainda este ano Aracaju vai ter quase 20% da frota com condições ideais de acessibilidade", comemorou Cláudio, acrescentando que serão beneficiadas cerca de 4.500 pessoas com deficiência somente na capital sergipana.

Nenhum comentário: