quinta-feira, 29 de outubro de 2009

SAÚDE - Operação realiza ações preventivas em prostíbulos da capital

Na constante luta pela redução dos casos de Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem realizado atividades preventivas em variadas frentes de atuação. Uma das estratégias adotadas é a visita a prostíbulos da cidade. Recentemente, quatro casas do gênero, todas localizadas no bairro Santo Antônio, foram visitadas pelos profissionais de saúde.

A ação foi desenvolvida pelo Programa Redução de Danos (PRD), em parceria com os programas DST/Aids e Saúde da Mulher. "Nos prostíbulos, nós falamos sobre sexo seguro, saúde da mulher e demais cuidados relativos ao tema. O mais interessante é que os clientes das casas e pessoas da comunidade local também compareceram para receber orientações", diz o coordenador do PRD, Wagner Mendonça.

Durante a atividade, foram realizados testes rápidos de HIV, cujo resultado sai em aproximadamente 20 minutos. "O exame cumpre um papel fundamental para o diagnóstico da doença, principalmente com relação às profissionais do sexo. Muitas delas não costumam frequentar os serviços de saúde e, por isso, é complicado diagnosticar a doença. Com o teste rápido, elas sabem na hora o resultado do exame e podemos dar os encaminhamentos devidos, se necessário", complementa.

Para a técnica do Programa DST/Aids Municipal, Jô Oliveira, a iniciativa tem grande importânciaa do ponto de vista preventivo. "É uma oportunidade de levar informação, cidadania e promoção de saúde para essas profissionais que ficam vulneráveis, caso não utilizem o preservativo para uma relação segura", diz.

Programa Redução de Danos

O Programa Redução de Danos existe em Aracaju desde 2003 e atualmente está ligado à Rede de Atenção Psicossocial (REAP) do município. O programa cuida de agravos e práticas de riscos relacionados a profissionais do sexo e usuários de álcool e drogas. As diretrizes são alinhadas com o que preconiza o Ministério da Saúde (MS) e a Organização das Nações Unidas (ONU).

Nenhum comentário: