quarta-feira, 28 de outubro de 2009

MUNICÍPIOS - Falta d´água em 10 municípios foi causada por desligamento de energia

Os desligamentos de energia elétrica programados pela Energisa têm provocado interrupção no abastecimento de água em vários pontos de Sergipe. Segundo a Assessoria de Comunicação da Deso, a falta de energia verificada nesta quarta-feira, 28, na captação de água localizada no povoado Ilha do Ouro, em Porto da Folha, deixou desabastecidos os 10 municípios atendidos pela Adutora do Alto Sertão.

“O problema é que a água não retorna às torneiras assim que a energia é religada, pois antes é preciso que haja pressão para encher toda a tubulação que, neste caso, tem uma extensão superior a 150 quilômetros quando somamos todos os trechos da adutora”, explicou o assessor Fernando Fontes.

A falta de energia ocorrida na captação da Deso localizada na Ilha do Ouro demorou quatro horas, provocando a suspensão do abastecimento de água em Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Carira, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão.A equipe técnica da Companhia de Saneamento informa que a situação só será normalizada nesta quinta-feira pela manhã. De acordo com Fernando Fontes, da semana passada até esta quarta ocorreram três desligamentos de energia e todos afetam a captação da Adutora do Alto Sertão.

Vandalismo

Não bastasse os constantes desligamentos de energia programados pela Energisa, o abastecimento de água no interior também tem sido prejudicado por atos de vandalismo. De acordo com o assessor de comunicação, na madrugada desta quarta-feira uma parte dos cabos da rede elétrica do Sistema de Bombeamento da Deso em Riachuelo foi roubada, causando falta de água naquele município.

“Tão logo verificaram o problema, nossos técnicos comunicaram o fato à Diretoria Técnica, que providenciou a imediata substituição dos cabos, mas a população de Riachuelo ficou desabastecida todo o dia”, informa Fernando Fontes.

Nenhum comentário: