quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

CIDADE - Obras de drenagem avançam na Rafael de Aguiar

Depois de concluir os serviços de drenagem em várias ruas dos conjuntos Paulo Barreto e Amintas Garcez, localizados nos bairros Pereira Lobo e Suissa, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) agora avança em direção à rua Rafael de Aguiar. A comunidade da região, que anteriormente era obrigada a conviver com alagamentos nos períodos de chuva, em breve verá o antigo problema resolvido.

A construção da galeria retangular de concreto na rua Rafael de Aguiar tem causado alguns transtornos aos pedestres e motoristas. O trânsito de veículos na via foi parcialmente bloqueado, no entanto, o engenheiro fiscal da obra, Luis José Dias Gomes da Cunha, explica que os incômodos temporários são necessários para que sejam resolvidos definitivamente os problemas de alagamento.

A obra está orçada em R$ 678.643,61 e, após a conclusão dos trabalhos, todas as vias terão o pavimento em paralelepípedo reposto. "Não há como fazer a drenagem pela metade ou em partes. Essa região sempre recebeu serviços paliativos, mas para resolver o problema de vez é preciso aprofundar a obra. Infelizmente, os moradores e transeuntes estão tendo que enfrentar alguns transtornos, mas os benefícios ficarão para sempre", lembra o engenheiro.

"A Rafael de Aguiar corta os dois lados dos bairros Pereira Lobo e Suissa. É a rua que fica no centro da região, então é inevitável fazer a intervenção nela. Mas, à medida que a obra vai avançando, nós vamos liberando parte do trânsito, por se tratar de uma via de grande movimentação", complementa Paulo Agra, engenheiro da empresa Camel, contratada para a execução dos serviços.

Obra

Luis José explica também que alguns obstáculos são inerentes à obra. "Ao passo que avançamos na construção da galeria, encontramos cabos de telefones, redes de esgotos, entre outros detalhes que precisam de pequenos reparos. Não podemos seguir em frente sem resolvê-los, então tudo isso gera um pequeno atraso nos planos", explica.

Apesar disso, o prazo para a entrega do serviço não deverá ser alterado. "Estamos atuando dentro de um planejamento muito bem preparado. Então, o prazo para a conclusão da obra continua entre o final de fevereiro e o início do mês de março", complementa Luis José.

Ao todo, 15 homens estão trabalhando para concluir os serviços de drenagem na rua Rafael de Aguiar, considerada a última etapa da obra. As últimas ruas a serem beneficiadas foram a José Pires Wine, a Frei Paulo e a rua Dr. José Luciano Siqueira, localizadas no conjunto Amintas Garcez.

Nenhum comentário: