terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ENSINO - Sergipe utilizará educação à distância na formação da PM

Pela primeira vez em 174 anos de história, a Polícia Militar de Sergipe adicionará cursos pela internet à sua tradicional formação de cabos, sargentos e oficiais. A corporação já está cadastrando na rede de cursos de Educação à Distância da Secretaria Nacional de Segurança Pública (EAD/Senasp) os cerca de 2500 integrantes que já alcançaram o tempo de serviço necessário para a promoção e que em breve retornarão às aulas.

Segundo o chefe da 3ª Seção do Estado Maior (setor de ensino e instrução da PM), coronel João Ribeiro de Oliveira, a Senasp liberou há poucos dias a equvalência de alguns de seus cursos via internet para que possam ser utilizados na grade do Curso de Formação de Cabos (CFC), Curso de Formação de Sargentos (CFS), Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e do Curso de Habilitação de Oficiais da Administração (CHOA).




"Publicamos recentemente, no Boletim Geral Ostensivo número 008, a lista de policiais militares que já possuem tempo necessário para a promoção e que precisam se matricular na rede EAD da Senasp. Quem estiver na relação precisa preencher e imprimir a ficha de cadastro disponível nas páginas http://www.pm.se.gov.br/ e www.ssp.se.gov.br, e depois entregar no Telecentro da Secretaria de Segurança Pública (SSP) mais próximo, no máximo, até o dia 28", informa o oficial.

Clique aqui para baixar a Ficha de Cadastro

Clique aqui para baixar o BGO nº 008

Mesmo aqueles policiais que já participam da rede EAD/Senasp e recebem o Bolsa Formação devem aderir ao cadastramento para fazerem o CFC, CFS, CAS e CHOA para serem promovidos. "Estamos recadastrando quem já participa dos cursos à distância e matriculando quem ainda não participa, até mesmo para verificarmos quem vai precisar de atualização em informãtica antes de iniciar os cursos pela internet. É obrigatório entregar o formulário preenchido no Telecentro mais próximo", alerta o chefe da 3ª Seção.

Aulas

De acordo com Oliveira, os inscritos vão participar dos ciclos 18 e 19 dos Cursos EAD/Senasp, que duram de abril a agosto deste ano, aproximadamente, e depois serão submetidos à fase presencial do curso, ainda este ano, a partir de setembro. "Quem for aprovado nos cinco ou seis cursos à distância estará automáticamente matriculado na fase presencial, a ser realizado no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da PM, em Aracaju. Os concludentes estarão aptos a serem promovidos pelo Comando da PM", resume.


Nesta fase de aulas pela internet, os alunos terão aulas de Policiamento Comunitário, Direitos Humanos, Sistema e Gestão em Segurança Pública, Uso Progressivo da Força, Termo Circunstanciado e Local de Crime, Isolamento e Prevenção. Depois no quartel, os soldados, cabos, sargentos e subtenentes passarão por instruções de atualização em Tiro Policial, Ordem Unida e Técnicas de Abordagem.

Telecentros

Além de fazerem a matrícula nos Cursos de Formação e nos cursos à distância da Senasp, os policiais militares matriculados poderão estudar e acompanhar as aulas pela internet nos Telecentros.

Telecentro de Aracaju
Academia da Polícia Civil
(79) 3259-1099 ou 3259-0505

Telecentro de Propriá
Sede do 2º Batalhão da PM
(79) 3344-2211

Telecentro de Itabaiana
Sede do 3º Batalhão da PM
(79) 3431-2270 ou 3431-2101

Telecentro de Nossa Senhora da Glória
Sede da 3ª Companhia do 4º Batalhão da PM
(79) 3411-1443

Telecentro de Canindé de São Francisco
Sede do 4º Batalhão da PM
(79) 3346-2546 ou 3346-1255

Telecentro de Estância
Sede do 6º Batalhão da PM
(79) 3522-2358 ou 3522-2215

Nenhum comentário: