segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TURISMO - Turistas destacam riqueza cultural e histórica de Laranjeiras

Um dos objetivos do Verão Sergipe é consolidar as cidades por onde passa como destino turístico. Em Laranjeiras, que sediou a primeira etapa do evento este ano, o trabalho tem atingido a meta. A cidade é um dos maiores redutos culturais de Sergipe e, juntamente com o XXXV Encontro Cultural da cidade, o Verão Sergipe conseguiu atrair nas duas noites de evento turistas de várias regiões brasileiras.

Vindo de Brasilia para conhecer Sergipe, o ator Diego Santos ficou encantado com a diversidade da cultura local. Hospedado em Aracaju, ele conta que foi atraído à cidade de Laranjeiras por conta da programação do Verão Sergipe. Em virtude disso, aproveitou para conhecer um pouco da história da cidade e de suas manifestações folclóricas.

“Assim que me deparei com a cultura de Sergipe, tratei logo de convidar uma amiga lá Brasília, que trabalha com cultura, para vir também conhecer essa cidade. O que encontrei aqui é algo muito singular e rico. Espero voltar mais vezes porque a tranquilidade e segurança do evento e a cordialidade dos sergipanos me fizeram muito bem”, afirmou Diego Santos, que veio a Sergipe acompanhado da irmã e sobrinha.

A professora Ainda Paim veio de Chapecó (ES) com a família passar alguns dias em Aracaju e aproveitou a proximidade da cidade para prestigiar o Verão Sergipe. “Por ser um evento cultural, decidi ver mais de perto, porque aproveitamos para conhecer coisas novas. Sou uma apaixonada pelo Nordeste e nessas férias vim conhecer Sergipe, que ainda não conhecia”, declarou. Paim comentou que as cores, as imagens que pode ver e a alegria do povo são marcantes para quem vem de fora. “Eventos dessa natureza contribuem para fazer circular o que há de bom no estado e têm o potencial de atrair mais turistas”.

“Por ser uma cidade histórica e por estar realizando esse grande evento gratuito, eu minha namorada viemos hoje e estamos adorando”, conta Durval Neto que, apesar de morar em Aracaju, foi conhecer Laranjeiras. Assim com ele, a professora universitária Marizete Lucene, que mora há pouco tempo em Aracaju, também não conhecia a cidade e sentiu-se convidada a vir em virtude da diversidade cultural do município. Segundo Durval, o festival dá maior visibilidade às expressões artísticas que são pouco conhecidas.

A convite do Governo do Estado para uma excussão de familiarização de alguns roteiros sergipanos, como as cidades históricas de São Cristovão e Laranjeiras, a jornalista do Jornal do Commercio, de Pernambuco, Luiza Modesto, disse estar impressionada com o potencial turístico dos lugares visitados. “Sergipe tem um grande potencial para o turismo cultural. Impressionou-me a qualidade das atrações locais no evento, que mesclaram bem o melhor da música nacional”, pontua a jornalista.

Para o geólogo baiano Leonardo Mascarenhas, que passa uma temporada em Sergipe por conta do seu emprego, a programação da festa foi um dos fatores que o motivaram a vir conhecer Laranjeiras. “Mas não só isso. Aprecio muito cidades históricas e foi uma oportunidade de mais uma cidade, que por sinal é bonita e tem muito a mostrar para quem vem de fora”, completa ele. Acompanha por uma amiga que mora na cidade e por seu filho Ravi, ele diz torcer para que o patrimônio local seja sempre preservado. “Gostei das músicas que ouvi hoje, são bem legais”, faz questão de ressaltar o pequeno Ravi, de apenas cinco anos.

Nenhum comentário: