segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

MÃOS À OBRA - Déda reúne secretariado e reforça diretrizes do Governo em 2010

O governador Marcelo Déda realizou uma reunião com todo o secretariado estadual no final da manhã desta segunda-feira, 11. Após reassumir o cargo, Déda fez questão de se encontrar com os gestores para reforçar as diretrizes para o ano de 2010. Na pauta estiveram as prioridades da gestão, a conduta durante o ano eleitoral e as mudanças de gestores decorrente de candidaturas. O encontro aconteceu no Palácio dos Despachos.

Durante o encontro, Marcelo Déda pediu foco administrativo a todo secretariado. “Precisamos focar nas prioridades do Governo, naquilo que está em andamento, concluir as obras que estão em execução e iniciar novos projetos”, orientou Déda.

Outra orientação repassada foi a conduta dos gestores durante o período eleitoral. “O governador faz questão que se preserve a máquina administrativa e não quer que haja contaminação da administração por conta do período eleitoral”, salientou o secretário de Estado da Comunicação, Carlos Cauê.

Para isso, Procuradoria Geral do Estado (PGE) está formulando um conjunto de orientações que o secretariado deverá seguir, ficando atento à administração e sem cometer qualquer deslize. “A PGE vai realizar um seminário de orientação de como o conjunto do Governo precisa ser conduzido este ano. As diretrizes são: não deixar que a eleição contamine o andamento administrativo e fazer com que o Governo continue trabalhando dentro dos princípios e dos rigores éticos”, informou Cauê.

O secretariado foi informado que aqueles que serão candidatos no pleito eleitoral deste ano deverão deixar a pasta até o dia 30 de janeiro. A decisão do governador Marcelo Déda visa manter o bom andamento das ações. “Ele vai conversar pessoalmente com dada um, mas a regra é única para todos. Isso facilitará o trabalho do sucessor. Assim, o substituto pega a máquina com mais antecedência e vai se familiarizando. É também uma maneira de preservar a máquina pública na medida em que esses candidatos não estarão permeáveis a induções do ano eleitoral”, disse Carlos Cauê.

Por fim, o governador informou as mudanças no quadro de órgãos da Secretaria de Estado da Infraestrutura. O diretor-presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), Ezio Prata Faro, e da Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop), Joelson Hora, serão substituídos. “Desde que o secretário Valmor Barbosa assumiu, permaneceu com a equipe antiga e não teve condições de montar sua própria equipe. Para que Valmor se sinta cada vez mais à vontade no exercício do seu trabalho e o governador possa cobrar mais diretamente a ele, serão realizadas essas mudanças”, explicou Cauê.

Retorno

Antes da reunião, Déda lembrou a satisfação em voltar ao trabalho. “É com muita alegria que retorno ao convívio de vocês. Depois de praticamente 100 dias, eu retomo a atividade de chefe do executivo, retorno ao meu trabalho e a mais autêntica das minhas vocações que é a política como arte de servir ao povo, a um projeto, a um conceito de mundo. Esse retorno é uma vitória, um momento de muita emoção e de muito agradecimento a Deus”, disse o governador.

Ele agradeceu aos gestores pela atenção durante o seu período de afastamento. “Eu quero, em primeiro lugar, agradecer o companheirismo durante a minha recuperação. No entanto, a melhor prova da solidariedade de vocês foi continuarem trabalhando, acreditando no projeto, atentos às suas responsabilidades e totalmente dedicados a ajudar o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a cumprir as tarefas que ele assumiu no momento inesperado e executou com extrema competência”.

O governador lembrou que, apesar de ter assumido o cargo nesta segunda, já vinha mantendo contato com o secretariado para ficar a par da administração. “Há pelo menos 50 dias que e-mails têm sido enviados, que tenho buscado, em comum acordo com Belivaldo, dar opinião e sugestões”.

Nenhum comentário: