quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

SAÚDE - Em Brasília, Déda reivindica aumento dos recursos para saúde

O governador Marcelo Déda reivindicou nesta quarta, 13, em Brasília, o aumento do teto financeiro para custeio da saúde que é repassado ao estado. Depois de elogiar as iniciativas do governo de Sergipe, e lembrar que ele tem se tornado exemplo do setor para os demais estados, a ministra interina da Saúde, Márcia Bassit, garantiu rápido encaminhamento da demanda do governador.

De acordo com Bassit, a avaliação positiva de Sergipe é compartilhada pela área técnica do ministério e por seu titular, ministro José Gomes Temporão – em viagem ao exterior. De fato, em detalhada exposição, o governador lembrou que o estado "tem sido pioneiro na forma de tratar a saúde, em perfeita consonância com as diretrizes do presidente Lula". Presentes à reunião, técnicos que já visitaram Sergipe, confirmaram a análise da ministra.

"Além disso", prosseguiu o governador, "transformamos a essência da emenda constitucional 29, da saúde, em lei. Em Sergipe, os gastos são em saúde mesmo; não disfarçamos os gastos". Sergipe já investiu mais de R$ 300 milhões em saúde na atual gestão. "Temos provavelmente o maior grau de institucionalização do SUS, onde as relações do estado com os municípios são tratadas de forma transparente, na forma da lei, de maneira republicana".

Novos investimentos

Por isso, concluiu Déda, "é justo, diante da agilidade de Sergipe, da nossa capacidade de trabalho, da prioridade que o estado deu à saúde, que tenhamos elevação no teto de custeio para ajudar no novo sistema que foi implementado".

Com os novos recursos, o Governo pretende garantir o custeio dos investimentos como as 23 salas de estabilização em Clínicas de Saúde da Família 24 horas, nove unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e seis hospitais regionais. O novo sistema em implantação cobrirá 100% da população do estado.

Assessoraram o governador o secretário de Saúde, Rogério Carvalho, e o representante do estado em Brasília, Pedro Lopes.

Nenhum comentário: