segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

SEGURANÇA PÚBLICA - Pré-Caju 2010 termina com saldo positivo para SSP

O Pré-Caju 2010 terminou com êxito para a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Com uma média diária de 2 mil policiais civis, militares e bombeiros, fazendo a segurança na festa, a SSP definiu os quatro dias de prévia carnavalesca como um evento bastante tranquilo. A Superintendência da Polícia Civil pretende fechar a contabilização das informações até o final da tarde desta segunda-feira, dia 25, numa análise minuciosa dos dados registrados durante o período da festa e vai divulgar nesta terça-feira, 26, ás 8h, na Academia da Polícia Civil (Acadepol) os dados que atestam a tranquilidade da prévia.

Segundo a coordenadora das Delegacias da Capital, delegada Katarina Feitoza, houve apenas um registro de flagrante, por conta de ameaça. De acordo com a delegada, os números mostraram-se favoráveis graças ao emprego adequado dos efetivos policiais e pelos investimentos do Governo do Estado. “No geral, não houve ocorrências graves. Mais de 90% dos casos estavam relacionados a pequenos furtos e perdas de documentos. Ocorreram também algumas brigas, a maioria delas ocasionadas por consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou alguns excessos”, afirma Katarina.

Investimentos

O Pré-Caju 2010 contou com investimentos inéditos em segurança pública. O Governo de Sergipe aplicou cerca de R$ 500 mil em logística, tecnologia e equipamentos para a Polícia Militar. O objetivo foi incrementar a prevenção e o auxílio ao cidadão em grandes festas, como a prévia carnavalesca da capital e também em eventos turísticos, culturais e esportivos.

O Estado adquiriu, por exemplo, 1,2 mil bastões policiais (modelo tonfa) para os soldados que trabalharam na festa, além de 550 capacetes, utilizados pelos militares empregados nas patrulhas e acompanhamento dos blocos. Cada um dos policiais escalados recebeu ainda, a cada dia de serviço, protetores auriculares, capa de chuva e luvas descartáveis.

Nenhum comentário: