segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

EDUCAÇÃO - Prefeitura recebe ônibus escolar do Governo

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, recebeu na manhã desta segunda-feira, 18, das mãos do governador Marcelo Déda, a chave de um ônibus que será utilizado para o transporte escolar. Durante o evento, que aconteceu no auditório do Centro de Convenções de Sergipe, outros 74 veículos foram entregues às prefeituras do interior sergipano. Cada cidade recebeu um ônibus escolar.

A finalidade é transportar os estudantes das redes estaduais e municipais de ensino com conforto, segurança e modernidade. Cada ônibus custou R$ 213 mil, o que totalizou um investimento da ordem de 15 milhões, com recursos do Governo do Estado. Em Sergipe, outros 75 veículos serão doados aos municípios pelo Governo Federal ainda este ano.

A aquisição dos ônibus faz parte do programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais, para a compra de veículos zero-quilômetro padronizados para o transporte escolar.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, a doação dos ônibus é importante para todos os 75 municípios sergipanos. "Em Aracaju, por exemplo, os meninos que residem em locais mais distantes serão muito beneficiados com esse ônibus novo, confortável e de última geração", disse.

Segundo a secretária de Educação de Aracaju, Tereza Cristina Cerqueira, a chegada de mais um veículo reforçará a atual frota. "Apesar de não termos problemas com transporte escolar, ficamos felizes com esse benefício, pois utilizamos bastante os veículos para atividades didáticas. Com a doação, Aracaju agora conta com quatro ônibus próprios", comemorou.

O governador Marcelo Déda destacou que os ônibus entregues são adaptados para resistir às estradas mais difíceis do interior do Estado. "Cada prefeitura terá a responsabilidade de colocar seu veículo à disposição dos alunos da rede pública", ressaltou.

O prefeito de Santana do São Francisco e presidente da Associação do Baixo e do Vale do São Francisco, Ricardo Roriz, relatou que na região mais pobre do Estado os ônibus irão fazer grande diferença. "Nossos alunos agora terão mais conforto, o que fará diferença no dia a dia na sala de aula", disse.

Fiscalização

O secretário de Estado da Educação, José Fernandes de Lima, enfatizou que a fiscalização irá acontecer dentro do regime de colaboração que já foi estabelecido com todos os municípios. "Estamos também envolvendo o Ministério Público, que é uma representação da sociedade, e os pais. Além disso, existe um telefone que recebe denúncias para que as pessoas possam comunicar possíveis irregularidades", informou o secretário.

O telefone do Disque Denúncia é o 0800 61 61 61. Ainda de acordo com José Fernandes de Lima, a Secretaria Estadual de Educação tem mantido contato constante com as cidades, orientando cada uma para que garantam uma educação de qualidade.

Veículos

Os ônibus adquiridos pelo Governo têm capacidade para 57 estudantes sentados e possuem suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro, o que permite o trânsito em lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo.

Cada veículo dispõe de itens especiais, como equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes, dispositivos passa-balsa e rodas mais próximas da frente e da traseira, para melhorar a trafegabilidade e facilitar a saída de atoleiros. Na parte interna, há duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.

Nenhum comentário: