quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

INTERIOR - Saúde intensifica prevenção e controle das DST/Aids em Ilha das Flores

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Gerência do Programa de DST/Aids, decidiu intensificar as ações de prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis e do vírus HIV no município de Ilha das Flores. As estratégias incluem intervenções em bares, casas de prostituição, estande na feira livre e palestras para a população e profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF).

O estande montado esta semana atraiu diversas pessoas que buscavam explicações sobre o uso e tipos de preservativos disponíveis. As doenças sexualmente transmissíveis também pautaram a explanação dos agentes comunitários de saúde de Ilha das Flores. Na oportunidade, houve a disponibilização do 'Kit Prevenção' com materiais publicitários e preservativos masculinos e femininos.

Nas casas de prostituição do município, foram realizadas oficinas sobre prevenção para conscientizar as mulheres e os clientes sobre a importância dos cuidados com a saúde. “Incentivamos entre elas o uso do preservativo feminino”, acrescentou Almir Santana, gerente de DST/Aids da SES.

Os profissionais do PSF receberam informações atualizadas da equipe do Estado sobre os casos confirmados de DST/Aids no município. Foi apresentada também a criação do Núcleo de Prevenção de Ilha das Flores. O núcleo é uma sala na Clínica de Saúde da Família (CSF), que dispõe de vídeos educativos, álbum seriado, prótese peniana e modelo pélvico. O material fica disponível para ações fora da clínica.

Já no turno da noite, Almir Santana proferiu uma palestra na Escola Estadual Manoel Antônio Pereira, onde mais de 200 pessoas receberam orientações sobre a prevenção às DSTs. “Esse é um dos melhores trabalhos que realizamos, pois conseguimos atingir diversos tipos de público em um único dia”, afirmou Almir Santana.

A secretária de saúde de Ilha das Flores, Maria Paixão, informou sobre a preocupação da população local com relação ao registro de quatro casos de Aids notificados pela SES. “As pessoas ficaram conscientizadas com as ações do Estado, pois o assunto da cidade no dia seguinte foi o trabalho realizado pela Gerência de DST/Aids da SES”, disse a secretária.

Nenhum comentário: