terça-feira, 26 de janeiro de 2010

INVESTIMENTO - Déda recebe missão do BID e Ministério do Turismo para avaliar Prodetur

Para aumentar os investimentos no turismo em Sergipe, o Governo de Estado vem trabalhando para a liberação de recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). Depois de entregar a carta-consulta ao Ministério do Turismo, o governador Marcelo Déda se reuniu nesta terça-feira, 26, com membros do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e do Ministério para discutir os recursos do programa. O encontro aconteceu no Palácio dos Despachos.

“O Prodetur é um programa de apoio à infraestrutura turística. Portanto, o que estamos discutindo é a prioridade de investimentos que teremos”, informou Marcelo Déda. Segundo o governador, uma parcela da verba será destinada para a infraetrutura turística. “Uma parte será investida em obras que vão viabilizar o acesso a destinos turísticos ou mesmo à construção de equipamentos turísticos em nosso estado”, explicou.

Dos 100 milhões de dólares solicitados por Sergipe, que poderão ser usados ao longo de cinco anos a partir da assinatura do convênio, uma parcela será aplicada na divulgação do estado. “Uma parte dos recursos vai para a divulgação para que o Governo tenha condições de divulgar o destino Sergipe em todo o país e também no exterior. Outra parcela será destinada para o desenvolvimento institucional e qualificação de mão-de-obra. Precisamos ter em Sergipe pessoas preparadas para atender bem o turista”, salientou Déda.

Do montante de recursos, 60% serão provenientes do BID, 36% do Governo Federal e 4% do Governo do Estado. O diretor de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo, Edimar Gomes da Silva, informou que, mesmo antes de assinar o convênio, o Ministério já liberou alguns recursos. “Uma parte proveniente do Ministério do Turismo já foi disponibilizada para o estado de Sergipe. Para este ano, já estamos discutindo os valores”, disse o diretor, ao ressaltar que a vinda da missão para Sergipe é o primeiro passo para a assinatura do convênio.

Os recursos do Prodetur vão complementar ações que já estão sendo implementadas pelo Estado. “Sergipe não ficou esperando sair o Prodetur. Fizemos a nossa parte. Prova disto é a Rota do Serão, a construção da Ponte Joel Silveira e da ponte que liga Estância a Indiaroba, além de uma série de outros investimentos. Isso está criando condições para que Sergipe possa receber o turista e para que ele não fique só em Aracaju, mas que ele conheça outras belezas que o nosso estado reserva”.

Os técnicos do BID e do Ministério chegaram nesta segunda-feira, 25. No primeiro dia, se reuniram com membros do Governo e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur). Na tarde desta terça eles continuarão a visita técnica, que termina nesta quarta, 27, quando os técnicos deixarão uma agenda de compromissos que deverá ser atendida até a vinda da nova missão.

Novos rumos

O programa se baseia no conceito de pólo turístico. Na carta-consulta, o Estado elegeu dois pólos. Um é o chamado Costa dos Coqueirais – que compreende todo o litoral, desde a Foz do São Francisco até a Foz do Rio Real. O segundo pólo, denominado Velho Chico, abrange toda área de influencia do Rio São Francisco – desde Canindé até Brejo Grande.

“Para cada um desses pólos existem várias intervenções de infraestrutura, de sinalização turística, de divulgação. São as duas áreas de maior potencial turístico, algumas delas com turismo já presente como é o caso de Aracaju, do litoral sul, de Canindé”, destacou o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Turismo, Ciência e Tecnologia, Jorge Santana.

Segundo o secretário, a intenção é que o convênio seja assinado ainda este ano. “Pelo estágio avançado da nossa carta-consulta, por termos muito projetos já elaborados, nós queremos crer que a segunda missão, que é a de análise, deva ocorrer nos próximos meses e ainda este ano haja condição de assinar o contrato”, disse Jorge Santana, ao lembrar que cerca de R$ 25 milhões já foram conveniados com o Ministério do Turismo graças ao compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Participaram da reunião os secretários de Estado do Planejamento, Lúcia Falcón, do Meio Ambiente, Márcio Macedo, e o presidente da Emsetur, José Roberto Lima. A missão do BID foi chefiada por Adela Moreda.

Nenhum comentário: