segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

CURSOS PROFISSIONALIZANTES - PMA inicia cursos para beneficiários do Bolsa Família

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), vai realizar nesta terça-feira, dia 19, a aula inaugural do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq). A cerimônia será realizada às 9 horas no auditório da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social (Seids).

O Planseq é uma parceria da Semasc, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), Ministério do Trabalho e Emprego e Serviço Nacional da Indústria (Senai). O principal objetivo é implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família, adequando a oferta de cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais.

Seis cursos fazem parte do cronograma do Planseq. São eles: pedreiro polivalente de infraestrutura; pedreiro azulejista; reparador predial; pintor predial; instalador hidráulico de infraestrutura; e eletricista de baixa tensão. Todos os cursos terão carga horária de 200 horas, sendo 40h de habilidades básicas e 160h de habilidades específicas. Ao todo, serão 280 alunos divididos em turmas de 20 aprendizes.

Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 85% e o parecer emitido pela coordenação pedagógica indicando bom aproveitamento, receberão certificado. A idéia é aproveitar a nova mão-de-obra especializada nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos bairros Santa Maria e Coqueiral, executadas pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju.

Nenhum comentário: