segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

INTERIOR - Prefeitos sergipanos comemoram doação de ônibus escolares

“É muito mais que um transporte, é o caminho da dignidade”, disse o prefeito de Poço Redondo, Frei Enoque Salvador, ao receber das mãos do governador Marcelo Déda as chaves de um ônibus modelo Volkswagen VE-03R, durante solenidade que aconteceu na manhã desta segunda-feira, 18, no auditório Atalaia, do Centro de Convenções de Sergipe (CIC). A partir desta data o veículo servirá de transporte escolar para os alunos da rede pública da localidade.

Todos os 75 municípios foram contemplados com a ação, na qual o Estado investiu R$ 15,225 milhões. A compra dos veículos está inserida no programa Caminho da Escola, desenvolvido pelo Governo Federal em parceria com os governos estaduais.

Frei Enoque explicou que a iniciativa chega numa boa hora e vai garantir segurança aos usuários do transporte escolar. Ele informou que muitos dos 50 veículos locados pelo município para prestar esse tipo de serviço aos sete mil alunos da região, apresentam condições precárias e não possibilitam a segurança necessária. “Poço Redondo é um município que tem 1,2 mil km² e precisamos de ônibus assim para circular nas estradas que dão acesso aos povoados e assentamentos”, disse o prefeito.

Além de transportar os estudantes de casa para a escola, de 2ª a 6ª feira, em Poço Redondo esse novo transporte será utilizado aos sábados com viagens realizadas dentro do próprio município. A ideia, segundo Frei Enoque Salvador, é possibilitar aos alunos um maior conhecimento sobre o potencial turístico de Poço Redondo.

O município de Barra dos Coqueiros tem em torno de 4 mil alunos e na área rural em torno de 500. “Esse novo ônibus vai facilitar a vida dos estudantes. É um gesto muito bonito do governador Marcelo Déda para com as prefeituras do estado. Estamos de braços abertos e agradecidos com esse gesto democrático. A Barra dos Coqueiros saberá utilizar esse bem valioso”, disse.

Resgate da autoestima

Já o prefeito de Aquidabã, Marcos José Barreto, disse que a iniciativa do Governo vai contribuir para mudar o cenário do município. Ele informou que muitos estudantes universitários se mudaram de Aquidabã para Aracaju por conta da falta de um transporte escolar. “Agora eles poderão voltar para junto de suas famílias e continuar seus estudos na capital. Já temos o ônibus para conduzi-los a Aracaju”, comemorou.

A secretária de Educação de Capela, a desembargadora aposentada Josefa Paixão, que estava acompanha do prefeito Manoel Messias Sukita, também festejou a chegada do transporte escolar. Para ela, o esforço do Governo do Estado vai resgatar a autoestima dos alunos e estimulá-los a frequentar mais regularmente o ambiente escolar.

Ao se preparar para receber as chaves do ônibus, o prefeito de Própria, Paulo Brito, destacou a importância da ação. Segundo o prefeito, esta iniciativa mostra a preocupação dos dirigentes em garantir a melhoria da qualidade da educação. “O Governo tem trabalhado para garantir o acesso do aluno a uma educação de qualidade. Esta é mais uma açãom que nos deixa muito satisfeitos, já que não dispomos de transportes escolares com esta qualidade”, disse Brito.

Apesar de contar com uma frota de 108 veículos fazendo o transporte escolar, a prefeitura de Lagarto, município localizado na região Centro Sul do estado, sente a necessidade de adquirir novos meios de transporte para atender os estudantes.

Só na zona rural o transporte escolar atende a 10 mil alunos que estudam em escolas localizadas na sede do município. “Vamos aproveitar bem a doação feita pelo governador Marcelo Deda, ela será de grande importância para os nossos estudantes”, disse o prefeito Valmir Monteiro.

Segundo o prefeito de Capela, Manoel Messias, o Sukita, há 20 anos Capela não recebia ônibus novos. "É uma ação nobre do Governo, que vamos estender assim como fizemos com as Clínicas de Saúde da Família: fomos contemplados com duas e estamos construindo mais oito. Da mesma forma, vamos comprar mais 13 ônibus para termos uma frota de 15 veículos, contando o que será entregue também pelo Ministério da Educação", informou Sukita.

Estrutura

Considerado um transporte de grande porte, o ônibus doado pelo Governo de Sergipe às 75 prefeituras tem 57 assentos e utiliza um chassi com suspensão reforçada e redução de balanço dianteiro e traseiro permitindo o acesso a lugares acidentados. O veículo é indicado para o uso em estradas de terra, em condições severas de piso e relevo.

Os veículos apresentam ainda itens especiais como equipamentos de acessibilidade, porta larga, GPS, vidros temperados verdes e dispositivos passabalsa. Em sua parte interna, o ônibus dispõe de duas lixeiras, porta-pacote e redes nas costas dos assentos para acomodação de material escolar.

Nenhum comentário: