sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Agentes reforçam combate à dengue na Zona de Expansão de Aracaju

As equipes formadas por agentes comunitários de saúde e de combate a endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) têm realizado trabalhos de combate à dengue nos bairros Robalo, Mosqueiro e Areia Branca, que pertencem à zona de expansão de Aracaju. As atividades da força tarefa se intensificam neste período, já que o Verão é a época mais propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
De acordo com o supervisor de Endemias da SMS, José Roberto Dias, os trabalhos das equipes de agentes comunitários na Zona de Expansão são divididos em etapas. Ele explica também que a parceria com outros órgãos públicos, bem como a mobilização dos moradores, é um fator importante para o sucesso dos trabalhos: "Precisamos da colaboração de todos nesta luta contra a Dengue", lembra o supervisor.Inicialmente é feita a inspeção das casas e terrenos baldios em busca de possíveis focos do mosquito.
Junto com as visitas os agentes procuram orientar os moradores sobre os perigos da doença e as formas de prevenção. Há também os tratamentos químicos, que consistem em aplicação de larvicida nos recipientes, eliminando as larvas do mosquito, aplicação residual nas paredes, que tem duração de seis meses, e o fumacê entre as 17h e 19h, horário em que o mosquito costuma acasalar. Esses tratamentos podem ser aplicados ou não de acordo com a necessidade de cada local.
Força tarefaA limpeza dos terrenos também faz parte das ações da força tarefa da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), e é realizada por equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Segundo José Roberto Dias, os trabalhos que as equipes têm realizado na zona de expansão são os mesmo que percorrem toda a capital e correspondem a ciclos bimestrais, de maneira que nenhuma casa fica sem receber a visita dos agentes por mais de 60 dias. "Essa necessidade deve-se ao fato de que a ação dos larvicidas aplicados na maioria das casas tem validade de dois meses", afirma ele.

Quanto à participação popular nas atividades de combate à dengue neste ano, o supervisor acredita ter havido uma melhora significativa em relação ao ano de 2007: "As pessoas estão mais preocupadas e têm até denunciado o descaso de outros moradores. Durantes as visitas elas se mostram muito mais interessadas, também", declara José Roberto Dias.

Agenda de Combate à Dengue

Dia 22 de novembro (sábado) - Ação de Campo e Mobilização Contra a Dengue 07h - Dia de Bota Fora e Mobilização Social Contra a Dengue no Santa Maria Agentes de Endemias, Agentes Comunitários, supervisores e Desbravadores da Igreja Adventista e educadores populares. Concentração: Unidade de Saúde Celso Daniel.

Dia 22 de novembro (sábado) - Ação de Campo e Mobilização Contra a Dengue 07h - Tratamento químico e mecânico em criadouros de larvas e de mosquito da dengue. Visitação de casas pendentes.Agentes de Endemias, Agentes Comunitários, supervisores e Desbravadores da Igreja Adventista e educadores populares. Concentração: Praça da Bandeira.

Dia 24 de novembro (segunda-feira) - Plano de Intensificação15h - Prefeito Edvaldo Nogueira e Marcos Ramos apresentaram o Plano de Intensificações das Ações de Controle da Dengue Público Alvo: Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias Local: Local: Quadra do CEPS/CEREST , localizado no fundo do antigo Mistão.

Dia 29 de novembro (sábado) - Agenda Mobilização Social Contra a Dengue8h30_ Caminhada "Dengue uma responsabilidade de todos" e panfletagem na Feira Livre do Mosqueiro(apresentação do grupo a Arte de Prevenir, panfletagem, bota fora de entulhos). Organização: USF do Niceu Dantas em parceria com as escolas municipais Elias Montalvão e a Escola Estadual José Carlos Teixeira.

Nenhum comentário: