sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Prefeitura pretende implantar centro intinerante de assistência social

A Prefeitura Municipal de Aracaju pretende instituir a primeira versão intinerante de um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas). O objetivo é facilitar o acesso do usuário à unidade para ele possa receber todo atendimento psicisocial necessário. O debate em torno do assunto reune durante toda essa sexta-feira, 30 representantes de equipamentos sociais vinculadois à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

A gerente de capacitação da Semasc, Albany Mendonça, pontuou na abertura do encontro aspectos importantes da proposta. "Queremos montar a proposta disciplinar do Creas volante, mas essa é também uma grande oportunidade de articulação de atividades, visto que o grupo formado para este fim é constituído de profissionais da proteção social especial e básica, além do Sistema Único da Assitência Social [Suas]. Esse é um importante momento para a consolidação da política de assistência no município", afirmou.

Foram definidas na reunião, a coordenadora do grupo, duas secretárias e duas suplentes. Como coordenadora ficou a psicóloga do Creas São João de Deus, Poliana de Almeida, como primeira secretária, Flora Alice Santos de Almeida, psicóloga do Cras Coqueiral, como primeira suplente, Gardênia Lemos, assistente social do Cras Carlos Hardman Cortes, segunda secretária, a coordenadora da Casa Abrigo, Magna Mendonça e como segunda suplente, a psicóloga do projeto Acolher, Josefa Laurentino da Silva.

A psicóloga Flora Alice Almeida, ressaltou a importância da formação do grupo para a construção do processo conjunto entre Proteção Social Básica e Especial e Sistema Único de Asssitência Social. "Esse modelo vem trazer a oportunidade de lançarmos diferentes olhares na atuação diária dos nossos trabalhos. É de fundamental importância esse diálogo, pois proporciona uma melhora na qualidade do serviço para o usuário que é sempre nosso principal objetivo", ressaltou.

Já para a psicóloga Josefa Laurentino, a importância da iniciativa está na interdisciplinaridade. "É de grande relevância esse trabalho. O Creas intinerante é uma experiência nova e esse debate entre Cras e Creas oportuniza uma interação nas ações, lembrando sempre que a principal importância do Creas volante é levar o usuário para o equipamento para que lá ele receba todo atendimento psicisocial necessário", reforçou, acrescentando que ainda serão definidos pelo grupo a forma e o funcionamento do Creas Volante.

Nenhum comentário: