sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Prefeitura de Aracaju recupera monumentos da praça Fausto Cardoso

Reduto dos grandes acontecimentos históricos e políticos da capital sergipana, a praça Fausto Cardoso, localizada no centro comercial de Aracaju, está sendo reurbanizada. Todos os monumentos e equipamentos urbanísticos, como como estátuas, coretos e fontes, passam por restauração.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Angélica Rocha, a fase atual é de testes dos componentes hidráulicos, de iluminação, entre outros. O trabalho é minucioso.

Além disso, estão sendo feitos novos pilares para os monumentos, em substituição aos antigos. Após a execução da parte estrutural, serão recompostos todos os adornos que fazem parte da história da praça e, logo depois, os painéis vão ser pintados.

"Todos os monumentos estão recebendo um reforço estrutural, pois há pilares que estavam sem sustentação, deteriorados pelo tempo. O restauro está reconstruindo as peças exatamente como elas eram originalmente, sendo fiel às cores e outros detalhes", explica Angélica.
A praça Fausto Cardoso conta com dois coretos, oito estatuas e duas fontes. Essas últimas, nos próximos dias, entrarão em fase de teste da parte hidráulica e de iluminação. "Nossa intenção é colocar tudo para funcionar e, assim, resgatar a história da praça", afirma a arquiteta.

Urbanismo

No restauro, será recomposto o paisagismo da Alameda das Palmeiras, datado da época do Império, que se perdeu com o tempo e é o eixo monumental da praça. Ele começa na Ponte do Imperador, segue pela praça Fausto Cardoso e termina na praça Olímpio Campos.
A área será valorizada com passeios, espaço de contemplação e um paisagismo mais integrado e que valorize os monumentos históricos. "Estamos implantado também todo o aparato necessário para dar conforto e garantir acessibilidade aos deficientes físicos", informa Angélica.

Restauração

De acordo com o restaurador das obras, Lino da Costa, anjos, coretos e fonte estavam em estado lamentável e, caso a recuperação das peças não fosse imediata, corriam o risco de ruir. No caso dos anjos, faltavam partes do corpo, que estão sendo reconstruídas. "A intenção do restauro é mostrar agora o trabalho realizado no passado, valorizando-o e integrando ao presente", diz Lino.
Para o restauro foram contratadas pessoas especializadas, que realizaram o cálculo das obras. Elas avaliaram peso, colocação de ferragens, entre outras questões. A restauração conta ainda com escovamento, impermeabilização e aplicação de produtos químicos. A estátua de Fausto Cardoso já passou por escovamento e jateamento de água.
De acordo com Lino, a cada seis anos as imagens devem passar por um novo processo de reparação, afinal as peças são bem antigas, datando do século passado.

Lino da Costa

É artista plástico há 29 anos e foi bolsista na Escola de Belas Artes na Bahia. O pai, Ermidio Ferreira Lino, já trabalhava na área, na cidade de Penedo (AL). Lino possui diversos trabalhos em Sergipe: recuperou a fachada do GBarbosa localizado no mercado, do cinema Rio Branco, do Quartel da Polícia Militar e painéis da Igreja do Salesiano.

Nenhum comentário: