quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Moradores do Jardim Centenário são qualificados em curso de arranjos natalinos

Elevar a auto-estima e proporcionar a geração de trabalho e renda são os principais objetivos do Programa de Qualificação Profissional da Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat). Ontem, quarta-feira, foi encerrado o curso de arranjos natalinos, na Unidade de Qualificação do Jardim Centenário.

Freqüentador do Centro de Apoio Psicossocial (Caps), Adice dos Santos, 52, participou do curso visando melhorar a sua renda, bem como vencer algumas barreiras. Santos relatou que freqüentar o curso de arranjos natalinos realizado pela Prefeitura trouxe grandes benefícios, a exemplo da elevação da sua auto-estima. Ele contou que já foi proprietário de restaurante, que perdeu tudo à época do ´Plano Collor´. As intempéries da vida também lhe renderam a separação da esposa e dos filhos e, ainda, perda da casa na qual morava. "Comprei um barraco e passei a morar. Perdi o sentido de tudo e passei a ser dependente do álcool", relatou.

Para sobreviver, Santos passou a confeccionar artesanato, montando peças com pregadores de madeira. Com o curso de arranjos natalinos aprendeu a confeccionar diversas peças utilizando materiais reciclados. Além disso, as aulas de relações interpessoais, incutidas no treinamento, o ajudaram a melhorar a sua auto-estima. "Estou feliz e recomeçando a minha vida. Estou fazendo as novas peças e ganhando dinheiro", comentou satisfeito.

Maria Betânia dos Santos, mãe de três filhos, até então estava sobrevivendo do Bolsa Família. "Decidi fazer o curso com a perspectiva de melhorar a minha renda. O meu aprendizado resultou em várias encomendas para o período do Natal", disse.

José Alves de Santana, 59, pai de dois filhos, é freqüentador do Caps há dois anos. Ele desenvolve a atividade artesanal, com a reciclagem de jornais, trabalho que aprendeu na própria instituição. O artesão comentou que acordava às quatro horas da manhã para beber. Depois do último internamento, há sete meses, decidiu que iria mudar. "O curso de arranjos natalinos foi muito bom para mim. Hoje estou valorizando muito o que estou aprendendo", revelou.

Os 20 treinandos receberam os seus certificados, que foram entregues pela coordenadora do Programa de Qualificação Profissional da Fundat, Camila Viana. "Parabéns a todos. Desejo, em nome da Prefeitura de Aracaju, que esse aprendizado contribua para a melhoria da qualidade de vida de cada um", destacou.

Nenhum comentário: