terça-feira, 18 de novembro de 2008

Prefeitura de Aracaju realiza o 7º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Municipal de Ensino

"A Construção do Conhecimento Escolar: Ensinar o Que? A Quem?", esse é o tema central do 7º Encontro Pedagógico e Cultural da Rede Pública Municipal de Ensino, que acontece nos dias 19 e 20 de novembro, das 8h as 17h30, no Sest/Senat. Desenvolvido pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o evento tem como objetivo maior reunir todas as experiências significativas desenvolvidas pelas escolas ao longo do ano.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Tereza Cristina Cerqueira da Graça, a idéia é possibilitar através do evento a troca de informações e experiências entre as várias unidades de ensino, além de ser uma forma de prestação de contas e de serviços á comunidade quanto ao que é realizado no âmbito pedagógico. "O encontro cultural e pedagógico é aberto a toda a comunidade escolar e tem como organizadora a professora Betisabel Vilar, responsável pela coordenadoria de Pesquisa da Semed", comunica Tereza.
Além do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e da secretária Tereza Cristina, o seminário também contará com a participação especial do professor doutor Iran Rocha Neto, atual diretor de Desenvolvimento e Inovação do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Católica de Brasília (UCB) e colaborador da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica Industrial (ABIPTI). Iran vai falar sobre o tema principal do evento: "A construção do conhecimento escolar: ensinar o que? A quem?".
A programação do encontro está dividida basicamente em três tipos de apresentação: cultural - com música, teatro e dança; stands para exposição dos trabalhos; e a apresentação dos projetos desenvolvidos pelas escolas. Durante esse momento de troca de experiências será lançado 'Os Anais do 6º Encontro', que trará o resumo de tudo o que foi apresentado na edição anterior, em 2007. Já os trabalhos que serão apresentados no 7° Encontro Pedagógico estão distribuídos em cinco temáticas: Educação Infantil, práticas de leitura, práticas de ensino nos diversos componentes curriculares, meio ambiente, e inclusão social e cidadania.
"O ensino público é a base da educação desse país, por isso, discutir e elaborar programas que auxiliem nesse processo contribui para a melhoria da qualidade do ensino ofertado. Em função disso a Secretaria Municipal da Educação vêm dando passos significativos para a construção de uma escola pública de qualidade, que se traduz, dentre outras coisas, pela valorização do professor através das práticas pedagógicas que são desenvolvidas no interior da escola" afirma a professora Betisabel Vilar.

Nenhum comentário: