sexta-feira, 21 de novembro de 2008

PMA faz avaliação anual das ações na área da assistência social

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) promoveu ontem, quinta-feira, o Encontro Anual de Avaliação das Ações executadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). O evento teve como objetivo a apresentação dos trabalhos desenvolvidos na Rede de Proteção Social Básica, Especial e Rede Socioassistencial com as entidades conveniadas e avaliar a política de assistência social da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).
Durante todo dia foram discutidas as ações voltadas para o Plano Municipal das Articulações, Integrações e Consolidações da Política Municipal de Assistência Social, gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Modernizações. Participaram do encontro, cerca de 300 pessoas, entre, técnicos, coordenadores, educadores sociais dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), das Unidades Sócioeducativas (USEs), funcionários da Semasc e representantes das entidades conveniadas.
Para o consulto social José Marcelo Fomingos de Oliveira, diferente de muitas cidades do Brasil, Aracaju conseguiu montar uma rede de assistência social, garantindo ao cidadão e cidadã um atendimento de qualidade e a ter respeito ao profissional da área. "Em nível nacional, os números apresentados nesta avaliação comprovam isso de fato, elevando o município à melhor qualidade de vida do país", definiu o consultor.

Avaliação das Ações

A secretária Rosária Rabêlo abriu os trabalhos cumprimentando todos os presentes e retratou sobre a sua trajetória durante os cinco anos de gestão social. "Este é o quinto ano de avaliação das ações executadas pela Semasc. Queremos aprimorar cada vez mais esse processo de avaliação com todas as equipes dos Cras, Creas, Uses, entidades conveniadas pela Semasc e funcionários, cuja finalidade é fortalecer o Sistema Único da Assistência Social [Suas]. Com isso, entendemos que avançamos muito em termos de assistência social no município de Aracaju, elevando a cidade, como a melhor em qualidade de vida, tudo isso graças a toda equipe que faz a Semasc", definiu Rosária.
A secretária ressaltou a importância do envolvimento de todos os integrantes da assistência social. "Quero dizer que tenho orgulho de ter a melhor equipe de trabalhadores da assistência social do país, fruto este de uma construção coletiva, elaborada durante esses cinco anos. Podemos dizer ainda que o sistema implantado precisa ser cada vez mais aprimorado, capacitado, porque quando assumimos a secretaria foi num período de transição, no qual á assistência era vista como clientelismo e não como promoção de direitos para todo cidadão e cidadã. Com isso, vamos avançar e tornar essa cidade digna de se morar, onde todos possam participar do mesmo processo social e, quem sabe, buscar um olhar de reconhecimento e respeito a todas as famílias atendidas pela Semasc", complementou.
Já para a coordenadora da Rede de Proteção Social Básica, Yolanda Oliveira, o momento de avaliação faz parte do dever cumprido, como também metas a serem atingidas. "Este momento é único na vida de todos nós que fazemos á assistência social, entretanto, posso dizer que me sinto feliz, porque consegui cumprir as metas previstas para este ano e superar algumas dificuldades de forma coletiva, isso é que faz a diferença dentro da Semasc. Com isso, entendo que avançamos em todos os setores, tanto na efetivação da política social no município de Aracaju, com perspectivas positivas para o ano de 2009", ressaltou.

"Para mim, é uma honra estar aqui hoje, avaliando as ações desenvolvidas no Creas ‘Viver Legal', já que trabalhamos com adolescentes em conflito com a lei, sob a tutela do judiciário, na aplicação de Medidas Sócioeducativas, Liberdade Assistida (LA), algo visto de forma preconceituosa na sociedade atual, portanto, posso dizer que a nossa equipe está engajada para atender este público juvenil, com compromisso e responsabilidade social", destacou a coordenadora do Creas ‘Viver Legal', Vilma Teixeira.

De acordo com o consultor social José Marcelo de Oliveira, somente o trabalho integrado com estas famílias nos equipamentos instalados nos cinco distritos, conseguiu superar todas as barreiras. "Conseguimos vencer assim o clientelismo, assistencialismo de uma política retórica e trazendo a promoção dos direitos e a inclusão social para todos", destacou.

Ao final das atividades foi entregue o Prêmio de Boas Práticas de Gestão Local 2008 aos representantes da Rede Socioassistencial, coordenadores dos Cras, Creas e Uses.

Rede de Proteção Social Básica e Especial

O município de Aracaju possui hoje, instalados nos cinco distritos, 14 Cras, três Creas, três USEs, além da Rede Sócioassistencial, com 26 entidades parceiras da Semasc e 29 conveniadas.
Estrutura
- Rede de Proteção Social Básica

PAIF Programa de Atenção Integral á família
Inclusão produtiva
Transferência de Renda
Benefícios Eventuais
Projovem
Papi

- Rede de Proteção Social Especial

Peti Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil
Projeto Viver Legal (Creas Castelo Branco)
Provisão Acolhida
Abrigo caçula Barreto
Enfrentamento de Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente (Creas São João De Deus)

Nenhum comentário: