terça-feira, 18 de novembro de 2008

Aracaju pode aderir ao Programa Nacional de Segurança Pública

A Prefeitura de Aracaju (PMA) pode dar em breve um grande passo em conjunto com o Governo de Sergipe e o Governo Federal para construir políticas de segurança pública e cidadania para a capital. O secretário municipal de Governo, Bosco Rolemberg, e o diretor da Guarda Municipal, major Edênisson Paixão, reuniram-se na manhã desta terça-feira com o secretário de Estado da Segurança Pública, Kércio Silva Pinto, para discutir a adesão do município ao Plano Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

Através da iniciativa, a PMA poderá receber recursos do Ministério da Justiça para investir na estruturação da Guarda e em trabalhos sociais com as comunidades nos bairros, entre outras medidas. Sergipe é um dos 17 estados que já participam do Programa, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), recebendo verbas para investir na modernização das instituições e na qualificação dos agentes de segurança, inclusive com bolsas pela participação em cursos de capacitação.

"A idéia é que Aracaju também passe a integrar a rede criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública [Senasp] e pelo Ministério da Justiça [MJ], através do Pronasci. Hoje já são dezenas de cidades em todo o Brasil conveniadas com o Programa e podendo desenvolver mais iniciativas que contribuam com os governos estaduais no enfrentamento à violência e à criminalidade. Isso a Prefeitura poderá fazer fortalecendo políticas sociais em benefício dos cidadãos", disse Kércio.

De acordo com Bosco Rolemberg, a PMA tem interesse em aderir ao Pronasci porque ele traz uma visão moderna da política nacional de segurança, primando pelo trabalho educativo e preventivo nas comunidades e com os operadores de segurança. "Trata-se de uma iniciativa muito interessante e que interessa à Prefeitura por incentivar a atenção especialmente a comunidades carentes e jovens em situação vulnerável e que ainda valoriza os profissionais de segurança, entre eles os guardiães municipais", destacou.

O secretário de Governo de Aracaju ainda adiantou que a PMA pretende solicitar a adesão ao Pronasci o mais rápido possível. "O prefeito Edvaldo Nogueira tem todo o interesse em incluir a capital sergipana nessas ações previstas no Programa. Vamos enviar a solicitação ao Ministério da Justiça e à Senasp", reforçou Bosco, que conheceu na oportunidade o coordenador estadual do Pronasci, Jorge Ribeiro, e com ele colheu mais informações sobre a futura adesão.

Nenhum comentário: