sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Suspeita de fraude em concurso do Senac

A leitora Edvânia Rosalina envia e-mail ao Faxaju Online denunciando que houve fraude no concurso ocorrido no dia 8 de novembro, na Escola Senac em Aracaju, “a começar pela falta de bom senso na escolha da comissão organizadora, uma trupe maluca com pessoas despreparadas.Segundo Edvânia, foi publicado em jornal de ampla circulação, dia 23 de outubro, o edital para inscrição. A prova se realizaria dia 08 de novembro. O que ela considerou “em curto espaço de tempo”.
Edvânia diz que todos podem achar que é apenas uma mera coincidência, “mas geralmente não existe um intervalo de pelo menos um mês entre a divulgação e a prova?” Pergunta e informa que tudo “ocorreu de forma tão abrupta, que os candidatos realmente só atentaram para o concurso nos dois últimos dias de inscrição”.
Ela acha estranho o fato da prova conter 20 questões, com duas horas para respostas. Lembra que geralmente os concursos levam do edital até à prova aproximadamente dois meses. O resultado é divulgado entre um a dois meses. No Senac aconteceu o seguinte: duração da prova foi de 2 horas, tempo real que os candidatos realizaram as provas foi de 70 minutos. Divulgação dos gabarito: 1 dia e divulgação dos aprovados em cinco dias.Aprovados – Os aprovados em Analista Educacional foram: Andréa Figueiredo Melo, com inscrição número 9, obteve 95 pontos.
Tatiane Souza São Pedro, número de inscrição 126, somou 95 pontos. Manuella de Aragão Pires, inscrita sob número 67, obteve 90 pontos. Macelle Oliveira Penalva, com número de inscrição 68, também somou 90 pontos. Solange Melo Vilas Boas Oliveira, de inscrição 121, obteve 90 ponto. Thiciane Cristine Anjos Nascimento, de inscrição 127, fez 90 pontos.É aí que Edvânia pergunta: “não parece estranho os números de inscrição 126 – 95 pontos; 127 – 90 pontos; 67 e 68 – 90 pontos? E responde: “se não fosse o caso da segunda colocada ser a sobrinha do diretor e contratada da empresa e a sexta colocada ser contratada da empresa, acho que seria tudo normal”.
Ela lembra um item do edital:11.3. 'Não poderão participar do processo seletivo ex-empregados do Sistema Fecomércio (SESC/SENAC/FEDERAÇÃO) demitidos por justa causa e / ou desligados por motivos circunstanciados e registrados pelo superior hierárquico da Instituição, bem como parentes (afins ou colaterais) até o terceiro grau, cônjuge e companheiro(a) de colaboradores do SENAC, do SESC ou da FECOMÉRCIO, inclusive de diretores, gerentes e detentores de cargos de confiança'.

3 comentários:

Anônimo disse...

A questão é a seguinte:
Será que estas pessoas não marcaram o gabarito errado? Eu passei em primeiro lugar em minha categoria e foi por mérito próprio! Fiquei, e ainda estou, revoltado com a leviandade de algumas pessoas que levantaram suspeitas quanto à transparência do concurso sem prova alguma. Acho uma barbaridade que alguns jornalistas, sob o pretexto de estarem fazendo um "pseudo jornalismo de denúncia", levantem acusações levianas sobre isso e aquilo. E o pior, sem terem o mínimo respaldo para tal coisa! Outra questão: será que essas pessoas não se dão conta de que o SENAC não é uma empresa pública? Até pouco tempo tudo era feito por contrato simples e a seleção foi feita apenas para que o espaço fosse mais aberto à comunidade. No final de toda essa gritaria desnecessária que alguns candidatos fizeram, o pior aconteceu: a prova foi anulada. O prejuízo ficou com todos aqueles que, assim como eu, conseguiram passar numa boa colocação e tiveram esse mérito desfeito por candidatos ressentidos. Bom, o fato é outras provas serão feitas. Sugiro que estudem mais e tentem conseguir resultado melhores, pois, ao que me consta, o governo federal ainda não instituiu cotas para idiotas.

Humberto

Anônimo disse...

Venho a este espaço para ratificar o que o Humberto afirmou. Também fiz o concurso do Senac - SE, e fui aprovada, sem "dedo" de ninguém, ou seja, passei com os meus méritos e não achei justo anularem o concurso para todos os cargos, se houve fraude, que fosse anulado o cargo em que ocorreu tal fato.Agora, é refazer a prova e esperar que não haja mais transtornos, pois depois de ver o seu nome aprovado, criar espectativas e elas serem destruidas, é um grande transtorno.

Anônimo disse...

Ninguém anula algo simplesmente sem ter nada, se anulou é porque tem fatos para isso. Senac não é Pública , particularmente acho que deveria ser e por concurso de verdade e não apenas uma prova, pois recebem do governo federal e deveriam ter mais transparencia na contratação dos seus funcionarios, bem como a isonomia da seleção. O jornalista é livre para relatar os fatos é otimo para quem procura informações de ocorrencias deste tipo e termos as nossas próprias percepções sobre a seriedade de uma seleção. Fraude tem quando aparecem denuncias na mídia isso é bom para que fiquem atentos, duro é ficar sem informação de quantos outros tambem tiveram fraude e ficamos sem saber... gente para levar vantagem tem em todo lugar... Leonardo