quarta-feira, 19 de novembro de 2008

PMA reforça prevenção a dengue com força tarefa no Salgado Filho

Para continuar com os baixos índices de proliferação do mosquito da dengue, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) realiza por toda a cidade ações de combate ao Aedes aegypti. Uma delas é a força tarefa que está ocorrendo em vários bairros da capital sergipana.
Durante todo o dia de hoje as equipes da força tarefa visitaram o bairro Salgado Filho, onde desenvolveram uma série de atividades.
O trabalho se iniciou às 7h, na praça Eronildes de Carvalho, e passou pelas ruas Teixeira de Freitas e Urquiza Leal, entre outras. Foram cumpridos ao longo do bairro serviços de limpeza geral, como capinação, varrição, e limpeza de terrenos. Cerca de 30 homens da empresa Torre Empreendimentos foram empregados na atividade.

Segundo o apoiador da Fundação Nacional de Saúde (FNS) Marcelino de Jesus Vieira, que já trabalha na região há cerca de 10 anos, o índice de infestação do mosquito na localidade é considerado baixo, mas mesmo assim a Prefeitura não deixa de comparecer para limpar e verificar as residências. "Por aqui há muitos terrenos baldios, então, com esses espaços o cuidado é maior, por isso, a cada 30 dias toda a equipe da força tarefa comparece ao local", explica o apoiador.

Sobre os terrenos fechados e nos quais a PMA não tem autorização para entrar, Marcelino informa que o Ministério Público Estadual é acionado para que os órgãos da Prefeitura possam fazer a limpeza. "Quando o proprietário é denunciado, o serviço de fiscalização passa pela análise de um fiscal. Comprovada a irregularidade, o fiscal encaminha uma notificação ao proprietário, que deverá resolver o problema em até 15 dias. Caso a solicitação não seja acatada, o responsável será autuado, devendo pagar uma multa que varia de R$ 80, para imóveis de até 150 m², a R$ 2.896, para imóveis acima de 5.001 m² e o MPE autoriza a entrada do pessoal da limpeza", alerta.

De acordo com o fiscal da Torre Valberton da Rocha, a iniciativa da prefeitura ajuda toda a comunidade. "Percebemos que com o nosso trabalho somos instrumentos de melhorias de vida de milhares de cidadãos", observa.

A aposentada Maria Leda dos Santos diz que a iniciativa da Prefeitura em limpar ruas e terrenos já pensando previamente no combate a dengue é digna de parabéns. "Sei o que é dengue, então, não deixo de cuidar da minha casa, mas sei que muitas pessoas não estão preocupadas com o problema. Gostaria que a população também fizesse sua parte e todos trabalhassem juntos", convoca.

Nenhum comentário: