quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Banese oferece crédito a produtores do sertão atingidos pela seca

O diretor de Crédito de Desenvolvimento do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Edson Caetano, e o gerente da Área de Crédito Rural do banco, Lauro Monteiro Rocha, voltaram esta semana ao sertão sergipano para colocar à disposição de pequenos criadores de gado duas linhas de crédito que podem ajudá-los a enfrentar os problemas causados pela seca que atinge a região. Os dirigentes do Banese, que no início deste mês se reuniram com os produtores da Cooperativa dos Pecuaristas e Agricultores União, de Porto da Folha, estiveram nesta quarta-feira, 19, com representantes da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barra da Onça, assentamento rural localizado no município de Poço Redondo.

Os recursos, oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Banese, são garantidos pelo Fundo de Aval do Estado e prevêem empréstimos de até R$ 20 mil e prazo de pagamento de até oito anos, com carência de até dois anos. Aos pequenos produtores de Barra da Onça, os representantes do Banese prestaram informações sobre as duas linhas de crédito oferecidas pelo banco. Uma delas, destinada à compra de alimento para o gado, prevê juros de 6,75% ao ano.
Já na linha de crédito destinada a investimentos de infra-estrutura nas propriedades, como a construção de aguadas, pastagens e até compra de matrizes, os juros são de 5% ao ano, com rebate (desconto) de 25% sobre os juros, desde que os empréstimos sejam pagos em dia.

As propostas do banco foram bem recebidas pelos produtores. De acordo com Sival Lima de Jesus, um dos membros da Associação dos Pequenos Produtores Rurais de Barra da Onça, nos 23 anos de história do assentamento de Poço Redondo esta foi a primeira vez que membros do Banco do Estado foram ao local oferecer financiamento. "Acho isso muito significativo. Eu mesmo pretendo tomar um empréstimo para plantar palma e melhorar o meu rebanho", disse Sival, que é dono de 40 cabeças de gado.

"Estamos aqui para ajudar quem quer produzir, isto é uma mudança", disse Edson Caetano, durante a reunião na Associação dos Pequenos Produtores de Barra da Onça. Presidida por Francisco Sousa, a associação conta com cerca de 200 pequenos criadores de gado e mantém, desde 2001, o Laticínio União, que pasteuriza e empacota diariamente 6,2 mil litros de leite que são distribuídos gratuitamente entre comunidades pobres de Poço Redondo, Monte Alegre e Canindé do São Francisco, dentro do Programa do Leite do Governo Federal.

Nenhum comentário: