domingo, 16 de novembro de 2008

Governo lança Portal do Aluno na internet

O Governo de Sergipe acaba de lançar o Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Secretaria de Estado da Educação (SEED) ou pelo endereço eletrônico http://www.seed.se.gov.br/portaldoaluno. Na internet, os estudantes da rede pública estadual, pais e responsáveis agora têm à disposição o boletim do aluno, horários detalhados das aulas e informações de todas as modalidades do Ensino Regular, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Normal. Todo o sistema foi desenvolvido por técnicos da SEED.

Em alguns casos, o boletim do aluno representa o único elo de contato entre a escola e o responsável pelo estudante que, na maioria das vezes, não dispõe de tempo para se deslocar até a unidade de ensino para conversar com os professores ou mesmo comparecer às reuniões de pais e mestres.

No Portal do Aluno, além das tradicionais informações sobre notas e médias, o documento vai trazer um gráfico onde o aluno ou responsável pode analisar seu desempenho comparado ao restante da turma e receber mensagens e informativos da escola. "No entanto, a implantação do boletim online não vai eliminar a maneira mais tradicional de informar os pais sobre o desempenho dos filhos. Notas e freqüência escolar também serão entregues em papel, como sempre ocorreu", ressalta o professor Everton Siqueira, coordenador de informática da SEED. Segundo ele, o objetivo do site é permitir uma maior proximidade entre pais, alunos e a unidade de ensino.

Em breve, novas funcionalidades, como calendário letivo, eventos e até mesmo participações nos jogos da primavera serão disponibilizadas no Portal do Aluno. Para 2009, a previsão da Secretaria da Educação é que o boletim do aluno possa ser enviado via mensagem de celular (SMS), tornando a divulgação ainda mais democrática e cômoda.

Como acessar

O interessado em acessar o Portal do Aluno precisa digitar o código da matrícula no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGA), além de uma senha, que, inicialmente, será a data de nascimento do aluno. Caso o aluno não saiba o número da matrícula, ele pode requisitar na escola ou confirmar alguns dados pessoais para que o site então disponibilize o código de acesso.

Nenhum comentário: