sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Confira a agenda da Prefeitura de Aracaju no combate à dengue

Para evitar um novo surto de dengue em Aracaju no próximo ano, a Prefeitura Municipal de Aracaju está intensificando desde já as ações de controle da doença em todos os bairros da capital. Os trabalhos seguem um planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Os objetivos específicos do Plano 2008-2009 são reduzir a infestação pelo vetor da dengue, diminuir a incidência da doença e detectar os casos precocemente, evitando óbitos. Pretende-se atingir quatro metas: reduzir a menos de 1% a infestação predial pelo Aedes aegypti na capital; reduzir em 90% o número de casos da doença no primeiro semestre de 2009, em relação ao mesmo período de 2008; reduzir a menos de 1% a letalidade por dengue hemorrágica; e reduzir os índices de pendências (atuação em imóveis fechados para eliminação dos focos) a menos de 5% em toda a cidade.

Para isso, semelhantemente ao que ocorreu no primeiro semestre deste ano, durante o surto da doença, as ações do Plano até o próximo ano vão se concentrar em sete vertentes: vigilância epidemiológica (responsável pela notificação e mapeamento dos casos); combate ao vetor; assistência ao paciente; integração com a Atenção Básica; ações de saneamento ambiental; educação em saúde, mobilização social e comunicação; e capacitação de recursos humanos.

Força-tarefa

Com relação ao combate ao vetor, serão mantidas de quarta a sábado as forças-tarefas para eliminação de focos. A atividade, realizada em conjunto por equipes da SMS, Emsurb e Emurb, vai percorrer vários bairros, assim como aconteceu entre março e junho deste ano. Por conta da ocorrência de chuvas, durante todo o mês de outubro as forças-tarefas vão ser intensificadas. A expectativa é mobilizar e conscientizar toda a população.

Confira a agenda da PMA no combate à dengue

Sexta-feira, dia 7

Agenda de Mobilização Contra a Dengue7 h - 7ª Caminhada Ecológica ´Por uma Jabotiana Saudável´Concentração: Praça do conjunto Santa Lúcia com destino a Praça do Sol Nascente Contato: Laura (8814-4034)

Agenda de Programas de Saúde8 h - Abertura da Semana de Ativismo de MulherCursos sobre Direitos da Mulher Local: Cerest/Ceps, rua Luis Carlos Prestes (fundo do antigo Mistão)
Agenda de Programas de Saúde8 h - Passeio de usuários e trabalhadores da Unidade de Saúde Geraldo Magela no Projeto Tamar - Pirambu Saída: Unidade de Saúde Geraldo MagelaContato: Lícia (8813-9428)

Agenda da força-tarefa8 h - Força-Tarefa bairro Santa MariaConcentração: Unidade de Saúde da Família (USF) Celso DanielApoiador: Dubel (8811-8044)

Sábado, dia 8

Agenda da força-tarefa8 h - Força-tarefa no bairro José Conrado de Araújo Concentração: Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo Apoiador: Gilvan (8829-1434)
Agenda de Combate a Dengue 8 h - Visita de agentes de endemias em casas e condomínios de veraneio no povoa Areia Branca/Zona de Expansão (Condomínio São João, Camurupin, Morada da Praia 1 e Morada da Praia 2). Concentração: Unidade de Saúde da Família (USF) Antônio Alves, no fundo CAPS AD - Bairro AtalaiaApoiador: Dubel (8811-8044)

Segunda-feira, dia 10

Agenda de Programas de Saúde8 h - Abertura da Oficina de Qualificação do Projeto Vidas Paralelas, ligada ao programa nacional de Saúde do Trabalhador. (parceria entre município, estado e governo federal) Local: Cerest/Ceps, rua Luis Carlos Prestes (fundo do antigo Mistão)

Nenhum comentário: