sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Atletas sergipanos participam da abertura oficial das Olimpíadas Escolares

Antes de entrarem em ação nas quadras, na piscina e na pista de atletismo, os jovens atletas sergipanos marcaram presença nesta última quinta-feira, 6, na abertura oficial das Olimpíadas Escolares 2008, que acontece na cidade de João Pessoa, capital da Paraíba. A solenidade foi realizada no Ginásio de Esportes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a presença de estudantes dos 22 estados brasileiros. Atletas olímpicos, como o nadador Kayo Márcio, compareceram como embaixadores do esporte.

Crianças de diversas escolas municipais da capital paraibana abriram o evento com uma apresentação de xadrez humano. Fantasiados como peão, bispo, torre, cavalo, rei e rainha, peças do jogo, eles explicaram e encenaram para o público como é a movimentação do xadrez e as suas estratégias até chegar ao xeque-mate, momento final de uma partida. Em seguida, Guilherme Pardo e Fernando Araújo trocaram passes para mostrar o badminton, esporte olímpico em ascensão no mundo, onde é praticado com uma raquete e um tipo de peteca.

As ginastas Ana Paula, Drielle Daltoe, Marcela Menezes, Natalia Gáudio, Natalia Peixinho e Tayane Montovanelli encerram as apresentações artísticas. A pira olímpica foi acesa pelo judoca Leandro Guilheiro.

O desfile dos estados, representados por dez alunos cada, foi o momento onde todos puderam expor a euforia e a ansiedade para o início da competição. Sergipe contou com alunos da natação, atletismo e judô. "Essa é a minha primeira vez nas Olimpíadas Escolares e já senti todo o clima dos estudantes", disse Gleidson dos Santos Rocha, que irá competir no arremesso de peso. "Espero dar o melhor de mim. Sei que é difícil, mas na hora vou procurar arremessar o mais forte que posso", confessou Gleidson, aluno do Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Programação

As competições terão início nesta sexta-feira, 7, com as modalidades de futsal, judô, natação, atletismo e tênis de mesa. José Rodrigues Hora, aluno do Colégio Costa e Silva, já pode ser considerado um jovem experiente em Olimpíadas Escolares. Essa é a segunda vez que ele participa e sempre que possível dá dicas aos novatos. "Não pode ficar nervoso. "Essa é uma oportunidade única e temos que fazer o melhor", afirma Rodrigues, que estará representando Sergipe no lançamento de dardo e de disco.

Nenhum comentário: