quarta-feira, 18 de novembro de 2009

ATENDIMENTO A IDOSOS - PMA oferece atendimento especializado a idosos e pessoas com deficiência

Assegurar proteção social imediata e atendimento interdisciplinar à pessoas em situação de violência na busca da sua integridade física, mental e social. Esse é o principal objetivo dos Centros de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), mantidos pela Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc). Para ampliar a prestação de serviços àqueles que se encontram com direitos violados, foi ampliada uma unidade social voltada para o idoso e pessoas com deficiência.

Funcionando desde o mês de março, o Creas Maria Pureza está localizado no bairro Pereira Lobo e atende a comunidade de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, com uma equipe multiprofissional composta por duas psicólogas, duas assistentes sociais, uma coordenadora, além de três auxiliares administrativas, educadores sociais, serviços gerais e dois vigilantes.

O atendimento do Creas não se restringe apenas ao idoso e às pessoas com deficiência, mas ao agressor, que é encaminhado pela Vara de Execução de Medidas Alternativas. Na unidade também são assistidas 45 crianças e adolescentes, que participam das ações socioeducativas desenvolvidas por meio do Programa de Erradicação do Trabalho infantil (Peti).

"As pessoas que chegam nesta unidade são acolhidas e, dependendo de cada caso, fazemos os devidos encaminhamentos. Além dessa acolhida, são feitas visitas domiciliares, atendimento psicossocial e palestras sobre a prevenção da violência", ressaltou a coordenadora do equipamento social, Larissa Nascimento Sobral.

A coordenadora falou ainda a respeito do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), que tem como política pública a promoção de direitos e a inclusão social. "A política da assistência social hoje observa o cidadão e cidadã como sujeito de direito. Por isso, o fortalecimento dos vínculos familiares é um dos objetivos dessa política", completou.

Terceira idade

Para a representante do Conselho Municipal da Terceira Idade, Edvaneide Paes de Lima, a implantação de um centro especializado no acompanhamento do idoso é um grande avanço para a cidade de Aracaju. "Esse é mais um ponto positivo que a prefeitura vem fazendo, por intermédio da Semasc. O conselho, como órgão consultivo, composto por membros da sociedade civil no acompanhamento da pessoa idosa, tem hoje como parceiro este centro, que tem o objetivo de fortalecer a rede assistencial de apoio à família, como também contribuir no combater aos estigmas e preconceitos contra a terceira idade", destacou.

De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Pessoa com Deficiência (CMPcD), Gorette Medeiros, essa é mais uma vitória para todos que fazem parte da luta pelos direitos de quem tem algum tipo de deficiencia. "O trabalho em parceria é um dos objetivos, tanto do conselho, quanto de toda rede social, porque sem integração nada anda. A implantação de um centro especializado ao idoso, pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, mulheres vítimas de violência e adolescentes infratores é fundamental para a sociedade", declarou.

Telefones para contato:

Conselho Municipal da 3ª idade - 3179-1346
Conselho Municipal de Pessoa Com Deficiência - 3179-1364
Centro de Referencia Especializado da Assistência Social (Creas) Maria Pureza -3179-1366

Nenhum comentário: