quinta-feira, 19 de novembro de 2009

EXPLORAÇÃO SEXUAL - PMA promove oficinas sobre exploração sexual contra criança e adolescente

No dia Mundial de Prevenção ao Abuso Infantil (19 de novembro), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), promove palestras e oficinas sobre o tema 'Abuso e Exploração Sexual contra Criança e Adolescente'. Os palestrantes são os técnicos do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) São João de Deus, que atende meninos e meninas vítimas desse tipo de violência.

A programação acontece, paralelamente, no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Prof. Gonçalo Rolemberg Leite, localizado no bairro José Conrado de Araújo, na Unidade Socioeducativa Irmã Caridade Fonseca Matos, no Aloque e no Creas Maria Pureza.

Segundo a assistente social do Creas São João de Deus, Jaqueline Moreira, a unidade atendeu de janeiro até novembro 100 casos de abuso sexual contra crianças e adolescentes do município de Aracaju. “ A gente observa que as pessoas têm denunciado mais e acho que é fruto das palestras que vêm sendo desenvolvida nas unidades sociais, nas escolas e em outros órgãos", informa.

Para o gerente de Serviços de Média Complexidade, Jerônimo Silva Sérgio, a prevenção é a única forma de erradicar todos os tipos de violência contra o público infanto-juvenil. “O equipamento específico no atendimento a meninos e meninas vítimas de quaisquer tipo de violência no nosso município é o Creas São João de Deus, que vem desenvolvendo um bom trabalho no enfretamento ao abuso e exploração sexual infanto- juvenil. Os técnicos que atendem a esse público vêm sendo capacitados pela Semasc constantemente, no intuito de oferecer um serviço de qualidade ao nosso usuário", garante.

O Serviço de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil funciona no Creas São João de Deus, localizado na Rua São João, bairro Industrial. O atendimento é das 7h às 17h. Para obter mais informações, o telefone é 3179-3470.

Histórico

Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil é uma importante iniciativa da Women’s World Summit Foundation (WWSF) http://www.woman.ch/ , uma organização criada em Genebra, na Suiça, em março de 1991 com o objetivo de colaborar com iniciativas que promovam o direito das mulheres e crianças em todo o mundo. Em comemoração ao aniversário da Convenção dos Direitos da Criança, a Fundação Mundial de Mulheres promove desde 2000, a cada ano, a comemoração dessa data, tendo como foco principal a convocação mundial para a criação de uma cultura de prevenção de abuso e violência contra as crianças.

A cada 19 de novembro, a coligação internacional compromete-se a comemorar o Dia Mundial de Prevenção do Abuso Infantil e apoiar a organização de atividades e eventos em todo o mundo. Esse ano a data será comemorada em 125 países por cerca de 800 organizações. No Brasil, entre as organizações participantes, encontra-se o Instituto Zero a Seis e o Laboratório de Análise e Prevenção da Violência- Laprev.

Denúncias:

Disque 100
Conselho Tutelar 1º Distrito: 3251-2565 - 8818-5537
Conselho Tutelar 2º Distrito: 3259-6302 - 8819-1121
Conselho Tutelar 3º Distrito: 3211-9863 - 8818-5547
Conselho Tutelar 4º Distrito: 3179-3471 - 8818-5535
Conselho Tutelar 5º Distrito: 3179-2240 - 8818-5539

Nenhum comentário: