quarta-feira, 11 de novembro de 2009

CURSOS PROFISSIONALIZANTES - Prefeitura vai abrir inscrições de cursos profissionalizantes para beneficiários do Bolsa Família

As inscrições para o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq), começam a ser realizadas na próxima segunda-feira, 16, na Central de Atendimento do Programa Bolsa Família, localizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.

Serão disponibilizadas 721 vagas para sete cursos profissionalizantes nas áreas de pedreiro azulejista, preparador predial, gesseiro polivalente, pintor predial, eletricista de baixa tensão, instalador hidráulico de infra-estrutura e pedreiro polivalente de infra-estrutura. “As áreas de atuação do Planseq foram escolhidas para que a pessoas possam ter um maior aprendizado e possam ter uma inserção rápida no mercado de trabalho”, ressaltou a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Paes de Lima.

Segundo Edvaneide Lima, a idéia é aproveitar a nova mão-de-obra especializada, nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), desenvolvido pelo Governo Federal em todo o país. “Existe a perspectiva de que as obras do programa possam realmente aproveitar os beneficiários do Bolsa Família”, ressaltou.

O Programa

O Planseq é uma parceria da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), Ministério do Trabalho e Emprego e SENAI e tem como principal objetivo implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família, adequando cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho.

Funcionamento do Planseq

Para participar do Plano Setorial, é preciso ser membro de família beneficiária do Programa Bolsa Família, possuir idade acima de 18 anos e ter, pelo menos, a 4ª série do ensino fundamental completa. Ao final do curso, os participantes que tiverem freqüência mínima de 75% das atividades e o parecer emitido pela coordenação pedagógica indicando o aproveitamento, receberão certificado. Após a conclusão, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT), realizará a atualização do histórico do trabalhador, a intermediação e o encaminhamento para as vagas de emprego.

Ajuda de custo

Para as pessoas que irão participar dos cursos profissionalizantes, a Semasc vai disponibilizar vale-transporte e lanche, para que essas pessoas não tenham nenhum tipo de despesa e possam aproveitar ao máximo as aulas. “Esta é a hora das famílias se qualificarem e entrarem de vez no mercado de trabalho”, ressaltou Edvaneide Lima.

Nenhum comentário: