quarta-feira, 18 de novembro de 2009

BOLSA FAMÍLIA - Inscrições para cursos profissionalizantes continuam abertas

Estão abertas desde a última segunda-feira, 16, as inscrições para o Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional para os Beneficiários do Programa Bolsa Família (Planseq). Os interessados devem comparecer à Central de Atendimento do Bolsa Família, localizada no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos. A unidade é mantida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc).

Estão sendo disponibilizadas 721 vagas para sete cursos profissionalizantes nas áreas de pedreiro azulejista, preparador predial, gesseiro polivalente, pintor predial, eletricista de baixa tensão, instalador hidráulico de infraestrutura e pedreiro polivalente de infraestrutura. "As áreas de atuação do Planseq foram escolhidas para que as pessoas possam ter um maior aprendizado e uma inserção rápida no mercado de trabalho", ressalta a secretária adjunta da Semasc, Edvaneide Paes de Lima.

Segundo ela, a idéia é aproveitar a nova mão-de-obra especializada nas obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nos bairros Santa Maria e Coqueiral, executadas pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Aracaju. "Existe a perspectiva de que as obras do programa possam realmente aproveitar os beneficiários do Bolsa Família", afirma.

Plano

O Planseq é uma parceria da Semasc, da Secretaria de Estado do Trabalho, da Juventude e da Promoção da Igualdade Social (Setrapis), Ministério do Trabalho e Emprego e Serviço Nacional da Indústria (Senai). O principal objetivo é implementar um modelo unificado de ações complementares que ampliem as oportunidades de inclusão ocupacional dos trabalhadores beneficiários do Programa Bolsa Família, adequando cursos de qualificação profissional às demandas de mão-de-obra regionais, tomando como base a evolução da oferta de postos de trabalho.

Funcionamento

Para participar do plano setorial é preciso ser membro de família beneficiária do Programa Bolsa Família, possuir idade acima de 18 anos e ter, pelo menos, a 4ª série do ensino fundamental completa. Ao final do curso, os participantes que tiverem frequência mínima de 85% e parecer emitido pela coordenação pedagógica indicando bom aproveitamento receberão certificado. Após a conclusão, o Núcleo de Apoio ao Trabalhador (NAT) realizará a atualização do histórico do trabalhador, a intermediação e o encaminhamento para as vagas de emprego.

Ajuda de custo

Àqueles que irão participar dos cursos profissionalizantes, está prevista no projeto inicial a oferta de vale-transporte e lanche para que não haja nenhum tipo de despesa e os alunos possam aproveitar ao máximo as aulas. "Esta é a hora de as famílias se qualificarem e entrarem de vez no mercado de trabalho", destaca Edvaneide Lima.

Nenhum comentário: