segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PLANEJAMENTO - Sergipe sedia IV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial

Começou no último domingo, 15, na cidade de Aracaju a primeira fase do 'IV Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial - Pensando o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial'. O evento, que é realizado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), conta com o apoio do Governo de Sergipe através da Secretaria do Planejamento, Habitação e do Desenvolvimento Urbano (Seplan) e dá continuidade aos eventos internacionais realizados anualmente pelo IICA – Fórum DRS e seus principais parceiros: Ministérios do Desenvolvimento Agrário, Integração Nacional, Minas e Energia, Banco do Brasil, Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Governos estaduais, neste caso, em especial, o do Estado de Sergipe.

Nessa primeira fase o IICA indicou 70 técnicos da América Latina, entre eles 15 sergipanos, para o curso internacional de Atualização Conceitual em Políticas Públicas de Desenvolvimento Territorial. Dentro do conteúdo serão apresentados oito trabalhos sobre o tema enfocando as políticas públicas de Desenvolvimento Territorial.

Cultura nordestina

A abertura do curso foi marcada por muita descontração e integração com a cultura sergipana. A área da piscina do Hotel Parque dos Coqueiros se transformou num arraial junino, com muito forró pé-de-serra e comidas típicas. A quadrilha junina Unidos em Asa Branca, vencedora do Festival da Rede Globo Nordeste desse ano, mostrou seu vigor na dança e seu incrementado traje colorido que encheu os olhos de quem assistiu pela primeira vez uma apresentação de quadrilha.

A encenação de ‘Urânia’, personagem interpretado pela atriz e bailarina Tetê Nahas, foi um convite ao mundo do Cordel. O jeito espontâneo e os atributos físicos da personagem trouxeram alegria e descontração aos participantes do evento.

O venezuelano Geraldo Freitas, disse que ficou encantado com a cultural local. “A receptividade de vocês foi extraordinária, porque proporcionou a interatividade do grupo. E poder compartilhar uma nova cultura com amigos da Bolívia, do Chile, da Colômbia, do Peru e daqui do Brasil permite que a gente compartilhe melhor as experiências e acabe conhecendo melhor cada território”, afirmou Freitas.

A secretária adjunta do Planejamento, Ana Cristina Prado, destaca que o IICA patrocina todo ano esse evento em um estado do país, e essa é primeira vez que o encontro acontece em Sergipe. “Mais de dez países estão representados nesse curso, e a temática desse encontro em Sergipe vai ser a continuidade das políticas públicas para o desenvolvimento territorial”, explica a secretária.

Fórum


Entre os dias 24 e 27 de novembro o IICA por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS) realiza, o IV Fórum Internacional de Desenvolvimento, evento aberto ao público. A edição 2009 do Fórum contempla na grade de conteúdos temáticos os avanços, teóricos e operacionais, obtidos pelo IICA e seus parceiros nos estudos orientados à formulação de uma nova geração de políticas públicas de desenvolvimento com enfoque territorial. A abertura do evento contará com a palestra do presidente do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), Renato Maluf, que abordará o tema ‘Desenvolvimento Territorial: os desafios para construção de uma agenda nacional de políticas públicas’.

O encontro segue com cinco painéis de discussões, sobre os temas políticas públicas de desenvolvimento territorial no Brasil e em outros países: Lições aprendidas a partir de uma análise comparativa; Gestão de políticas públicas de desenvolvimento territorial e suas relações com as novas institucionalidades de governança social; Gestão social dos territórios; Marco jurídico normativo para o desenvolvimento territorial; e Sistemas de financiamento para projetos estratégicos territoriais de natureza multisetorial.

O encerramento contará com uma mesa redonda destacando o tema ‘Pensando o futuro das políticas públicas de desenvolvimento territorial’ com a presença dos professores Ignacy Sachs (EAES – Paris, França) e Tânia Bacelar (UFPE).

Inscrições


A expectativa é que mais de 500 atores sociais e representantes das organizações territoriais, gestores públicos, movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento do Brasil e de outros países Iberoamericanos estejam presentes no encontro. Os interessados em participarem do IV Fórum poderão se inscrever pelo site http://forumterritorial.se.gov.br.

Nenhum comentário: