segunda-feira, 16 de novembro de 2009

PRIMEIRO EMPREGO - Vereadores discutem sobre Primeiro Emprego em sessão especial

Programas que estimulam a inserção do jovem no mercado de trabalho foram discutidos na manhã desta segunda-feira, 16/11, em sessão especial na Câmara Municipal de Aracaju (CMA). A sessão requerida pelo o vereador Moritos Matos (PDT), contou com a participação da supervisora do CIEE/SE, Karina Costa Oliveira; do auditor fiscal do Trabalho e Emprego em Sergipe, José Fontes Felix, e do secretário de Estado do Trabalho da Juventude e Promoção da Igualdade Social, José Macedo Sobral.

Abrindo a palestra, o secretário José Macedo Sobral destacou as ações do Projovem e falou sobre o objetivo do programa, que é facilitar a inclusão do jovem no mercado de trabalho, porém de forma qualificada e diferente do que antes ocorria. Segundo Sobral, trabalhar e incentivar a qualificação do jovem é fundamental para que jovens cheguem ao primeiro emprego já com o devido conhecimento profissional, em todas as áreas e não apenas em uma específica.

O palestrante informou que só na área da saúde, cerca de 500 jovens foram capacitados. José Macedo discorreu ainda sobre um dado que considera muito importante, que é o número de pessoas que procura o NAT. "Do total, 85% é do sexo feminino. E em 17 municípios sergipanos, cerca de 5 mil jovens foram capacitados. Deste total, mais de 30% estão trabalhando.

Karina Costa Oliveira destacou a importância do programa Aprendiz Legal e afirmou que o mesmo já existe há 30 anos em Sergipe, porém precisa ser mais divulgado neste momento, pois trata-se de um instrumento eficaz para a inclusão e acompanhamento do jovem no mercado de trabalho. "Diferentemente de outros programas, o Aprendiz Legal é bem aceito pelos empresários, pois oferece incentivos, como isenções e reduções no pagamento de alguns impostos", comentou. Através de slides, Karina Costa mostrou várias ações do programa , todas voltadas à inclusão do jovem no mercado de trabalho e na defesa da sua capacitação profissional.

O auditor fiscal do Trabalho, José Fontes Felix, disse que o secretário, na sua explanção, já havia colocado a importância dos programas voltados à capacitação e inclusão do jovem, no primeiro emprego e que os números apresentados são excelentes. "Cerca de 8,5 mil jovens já foram qualificados, segundo dados colhidos junto ao DIEESE".

Concluída a participação dos palestrantes, os vereadores inciaram as suas participações, externado opiniões sobre o que acabaram de ouvir e assistir. Emerson Ferreira (PT) considera importante a incrementação destes programas, porém admite que a dívida histórica que o país tem para com os seus jovens, não será compensada com este tipo de ação. Para o parlamentar petista, o mais importante é a inclusão na educação, o caminho mais correto de resgatar a dignidade. "Sei que os programas são interessantes, porém não abro mão em defender que é pela educação que chegaremos a uma inclusão sadia e eficaz".

Dr. Gonzaga (PMDB) parabenizou o vereador Matos pelo tema trazido para discussão na CMA e disse reconhecer a importância destes programas, que a partir de hoje serão do conhecimento de toda a população, através do Câmara em Ação. Fábio Mitidieri (PDT) afirmou que gostou de conhecer o programa Aprendiz Legal, pois este sim, leva incentivo ao empresário e veio para ficar, ao contrário do Primeiro Emprego, que buscava inserir o jovem sem a devida capacitação e não oferecia ao empresário nenhum tipo de incentivo.

Danilo Segundo (PSB) defendeu a abertura de escolas técnicas estaduais para, a exemplo do que já realizam estes programas, aumentem ainda mais a inclusão do jovem no mercado de trabalho. O vereador elogiou o Projovem e garantiu que os jovens capacitados por este programa, chegam às empresas devidamente capacitados e prontos para trabalhar, o que comprova o compromisso do Governo Federal para com a juventude.

Simone Gois (PT) disse considerar importante o aumento da inserção da mulher no mercado de trabalho, invertendo desta forma um antigo conceito de que a mulher é só para tomar conta da casa. Simone destacou a importância do tema discutido e defendeu que se for possível, os governos busquem incentivar ainda mais a inclusão da juventude no mercado trabalho, para que as famílias ganhem com isso, uma melhor condição de sobrevivência.

Moritos Matos (PDT) autor do requerimento que deu origem à sessão, agradeceu as presenças dos convidados e a forma como eles explanaram todas as ações destes importantes programas de inclusão social.

Nenhum comentário: