quarta-feira, 11 de novembro de 2009

SAÚDE - Vereador quer colocar medidor de pressão nas academias de ginástica

Projeto de autoria do vereador Dr. Gonzaga (PMDB), apresentado na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), na manhã de hoje, 11/11, prevê a utilização de equipamentos para medição da pressão arterial em todas as academias de ginástica e estabelecimentos similares de Aracaju.

Segundo o parlamentar, a medida tem o objetivo de evitar possíveis acidentes e até salvar vidas. "Muitas pessoas nem sabem que correm risco ao realizar esforço físico até que algum problema aconteça", explica Dr. Gonzaga, que também é médico e já ouviu vários relatos de seus pacientes.

De acordo com o texto do projeto, os proprietários de locais reservados a atividades esportivas ficam encarregados de manter os aparelhos em perfeito funcionamento e à disposição dos clientes, de maneira que eles se sintam estimulados a medir a pressão e poderem se exercitar com segurança.

"A pressão arterial é um problema sério de saúde porque a maioria das pessoas não apresenta sintomas. Por isso, é chamada de 'doença silenciosa'. A medição da pressão arterial é muito importante para saber se a pessoa está em condições de fazer esforço físico naquele momento. A falta desta verificação simples pode ocasionar sérios problemas", informa Dr. Gonzaga, destacando que os equipamentos deverão ser operados por pessoas habilitadas.

Nenhum comentário: