terça-feira, 24 de novembro de 2009

SEGURANÇA PÚBLICA - Centro Integrado de Segurança moderniza atendimento à população

A partir da Lei 6.342 de 2 de janeiro de 2008, o governador Marcelo Déda instituiu no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) o Programa Estadual de Parcerias no Combate à Violência. A Lei permitiu que o Estado realizasse um convênio com a empresa de telefonia Oi, detentora de tecnologia de ponta no sistema de geoprocessamento. Assim, nascia um dos mais modernos e eficientes meios de gerenciamento de segurança pública do país: o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

De acordo com o diretor do Ciosp, coronel Salvador Braulino Sobrinho, a função primordial do centro integrado é centralizar e integrar as atividades preventivas, repressivas e de atendimento de emergência à população nas áreas de atuação da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Técnica. O coronel ressalta que os ganhos com o novo sistema são inúmeros e os benefícios para a população são imensos.

Dotado de recursos tecnológicos como centrais telefônicas com alta capacidade de atendimento simultâneo, a unidade também auxilia os gestores no planejamento e na tomada de decisões nas unidades que integram o sistema de segurança pública. Ele cita a modernização no controle da frota de viaturas empregadas no policiamento ostensivo da Grande Aracaju como uma das grandes vantagens do Ciosp. “As viaturas são equipadas com GPS, o que permite localização em qualquer ponto geográfico, e computador de bordo, utilizado na troca de mensagens”, destacou.

Não bastasse a eficiência do GPS, as autoridades de segurança pública têm outro eficiente meio de controle: a cerca eletrônica. O coronel Sobrinho explica que esta ferramenta garante que o policial escalado para trabalhar em uma determinada área cumprirá integralmente o serviço. “Se ele sair, será avisado de sua responsabilidade e comunicado que está invadindo outro espaço. De imediato, o supervisor verá na tela que determinada viatura saiu de sua área de trabalho e tomará as providências necessárias”.

Outro benefício da cerca eletrônica está relacionado à redução do consumo de combustível, já que o policial terá uma área definida para atuar. O sistema do Ciosp também gera informações que diminui o tempo de resposta entre o chamado de um cidadão até a chegada do policial no local da ocorrência. “Imagine uma viatura do bombeiro indo atender uma ocorrência de incêndio. Quando a equipe é acionada, o operador pode indicar, através de um mapa, o melhor percurso para que a ocorrência seja atendida o mais rápido possível”, ratifica Sobrinho.

Sobrinho disse, ainda, que o controle exercido pela tecnologia permite que o sistema gere um relatório onde mostra o percurso feito por determinada viatura e quantos quilômetros ela percorreu, entre outros. “Um policial que cumpre as suas funções não tem medo de um sistema com esse porque ele sabe que a tecnologia vai ajudá-lo a confirmar sua versão em caso de acusação. Por outro lado, para os maus profissionais a tecnologia não vai compactuar com atos irregulares”, frisou.

Nenhum comentário: