segunda-feira, 9 de novembro de 2009

CRIANÇA E ADOLESCENTES - Diagnóstico da Proteção da Criança e do Adolescente é apresentando em encontro intersetorial da PMA

Após a solenidade de abertura, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 9, o II Encontro Intersetorial de Políticas Públicas da Prefeitura de Aracaju prosseguiu com a apresentação do Diagnóstico da Proteção Integral da Criança e do Adolescente. Através desse estudo é possível analisar a atual situação de cada região da capital e elaborar políticas públicas direcionadas às necessidades de cada comunidade no tocante à defesa dos direitos da infância e da juventude.

Uma das funções do diagnóstico é mapear informações, comparar as áreas e apontar os pontos mais críticos. "O sistema de diagnóstico da proteção integral avalia a situação das crianças e dos adolescentes residentes em cada bairro de Aracaju para poder identificar os problemas e definir as prioridades das ações na área da infância e adolescência para os próximos anos", afirmou o diretor da Kairós Desenvolvimento Social, Elvis Bonassa, responsável pelo estudo.

O diagnóstico vai servir como ferramenta de planejamento participativo. Ele traz informações e indicadores consolidados com os quais vai ser possível identificar necessidades e prioridades de cada um dos diferentes territórios que compõem o município, permitindo que todos os atores da área de assistência às crianças e aos adolescentes e das políticas públicas em geral tenham condições de planejar ações com base na realidade da população.

Evento

O II Encontro Intersetorial de Políticas Públicas da Prefeitura de Aracaju tem como grande objetivo discutir a intersetorialidade nas ações implementadas pelo município em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes atendidos pelos equipamentos públicos de Assistência Social, Educação, Saúde, Cultura e Trabalho.

O evento reúne técnicos e gestores e tem como finalidade apontar os desafios colocados para a elaboração de políticas públicas no que se refere à proteção integral de crianças e adolescentes, conforme preconizado pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A intenção é aprimorar a intersetorialidade nos atendimentos, assegurando que a criança, o adolescente e suas famílias possam ser atendidos com qualidade e de acordo com as suas demandas.

Programação

Os debates terão continuidade nesta terça-feira, 10. Na parte da manhã serão realizadas oficinas temáticas com apontamentos para a construção de fluxos de atendimento integral pela rede de políticas públicas. Na parte da tarde serão apresentados os resultados das oficinas e os desafios para a consolidação da intersetorialidade no âmbito das políticas públicas para crianças e adolescentes em Aracaju.

Nenhum comentário: