segunda-feira, 16 de novembro de 2009

ESPORTE - Voleibol sergipano sobe para a divisão especial nas Olimpíadas Escolares 2009

O time de voleibol feminino de Sergipe, representado pelas alunas do Colégio Graccho, não resistiu à pressão do time do Colégio Dom Bosco, do Tocantins, e perdeu a partida por 3 a 0. Apesar da derrota, o time sergipano ficou com a quarta colocação e subiu para a divisão especial nessa modalidade esportiva nas olimpíadas escolares brasileiras. A partida ocorreu na manhã do último domingo, 15, em Maringá (PR), que, juntamente com Londrina, está sediando as competições.

A decisão começou nervosa, com o time do Tocantins forçando muito os saques e, com isso, ocasionando vários erros no time sergipano. As jogadas estavam muito estudadas e precisas. Mesmo assim, as alunas do Graccho tentaram uma reação no terceiro set, chegando a ficar à frente do placar nos primeiros minutos da partida. Mas as representantes do Tocantins resistiram e venceram o jogo com o placar de 3 a 0.

Apesar de deixar escapar o bronze, o técnico do time de Sergipe, professor Laelson Meneses, achou positiva a atuação das atletas do Graccho. "Trabalhamos focados para conquistar uma medalha; não conseguimos, porém fizemos uma bela campanha e subimos para a divisão especial", declarou o técnico.

A atacante do time sergipano, Lúcia Alves, concordou com o técnico e embora não tenha subido ao pódio, afirmou que sua missão foi cumprida. "Claro que sempre esperamos conquistar uma medalha; ela não veio, mas o nosso empenho resultou na ascensão do estado de Sergipe para a divisão especial do voleibol feminino", disse a estudante.

Campanha vitoriosa

As Olimpíadas Escolares 2009 ficaram marcadas como a melhor campanha de atletas sergipanos em competições nacionais para alunos entre 15 e 17 anos. Sergipe conquistou um total de cinco medalhas, sendo duas de ouro: no futsal masculino e no judô masculino, duas de prata: uma na natação masculina e outra no atletismo para mulheres, e uma medalha de bronze no judô feminino.

"Tudo isso é fruto do árduo trabalho desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação por meio do Departamento de Educação Física (DEF/Seed), que nos últimos três anos vem investindo significativamente na promoção do esporte estudantil. O crescente número de participações dos nossos alunos atletas nas diversas etapas dos Jogos da Primavera está provocando esses resultados alcançados na etapa nacional das Olimpíadas Escolares", declarou a professora Maria Auxiliadora Pires, chefa da delegação de Sergipe e diretora do DEF/Seed.

Alunos destaque

Alguns alunos atletas sergipanos receberam o certificado de aluno destaque nas Olimpíadas Escolares 2009. Esse mérito é atribuído aos atletas que demonstraram disciplina, boa atuação nas partidas e espírito esportivo. Os contemplados foram
Rômulo Fabiano Santos, do Futsal; Gabriel Arimatea, da natação; Fernando Barreto, do judô; Istelina Silva, também do judô, e Joairlaine Oliveira do atletismo.

Nenhum comentário: