sexta-feira, 6 de novembro de 2009

SAÚDE - PMA realiza exame de monitoramento do vírus Influenza

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em parceria com o Ministério da Saúde (MS), realiza desde 2006 o monitoramento da evolução do Influenza - vírus da gripe comum. O serviço integra o ‘Projeto Sentinela' e é viabilizado por meio de exame específico.

A Unidade de Saúde da Família (UFS) Ávila Nabuco, localizada no Conjunto Médici, bairro Luzia, é a ponte do sistema municipal de saúde com o ministério para a realização do exame gratuito, que serve para acompanhar a evolução do vírus e dar suporte à fabricação de vacinas de combate à gripe.

"O paciente que chega com os sintomas da gripe comum, como febre até 37 graus e dores no corpo, é encaminhado para a coleta. Assim, podemos monitorar a evolução do vírus e preparar uma vacina eficaz para o próximo ano", explica o coordenador da Vigilância em Influenza, Dr. Wilton Melo.

O médico também afirma que, em casos mais graves, o paciente é encaminhado para o Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE). "No inverno, quando passamos pela pandemia da H1N1 [gripe A], todos os casos onde foi detectado o vírus foram enviados para o HUSE. Nesta época, passamos de quatro para oito exames por semana", informa.

Vale lembrar que, com a chegada das chuvas de verão, a população deve ficar ainda mais atenta à prevenção, com atenção redobrada para crianças de 0 a 4 anos e idosos acima de 60 anos - público mais vulnerável às doenças oportunistas.

Nenhum comentário: