segunda-feira, 16 de novembro de 2009

POLÍTICA - Tribuna livre da CMA recebe líder comunitário do Nova Liberdade

O espaço da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) reservado à participação popular, recebeu na sessão desta segunda-feira, 16/11, o líder comunitário Serafim Santos Fontes, para discorrer sobre os problemas existentes nos loteamentos Nova liberdade I e II, localizados no bairro Olaria. A tribuna livre foi solicitada através requerimento, pelo vereador Jailton Santana (PSC).

Iniciando a sua participação, Serafim Fontes fez um relato dos benefícios alcançados junto ao Poder Público, a exemplo da construção do pontilhão, que ajudou muito a comunidade que antes vivia isolada, pois a falta de acesso para veículos prejudicava a população. "Nem mesmo o carro da coleta do lixo tinha acesso, como também as viaturas policiais e do SAMU", destacou.

Apesar dos avanços conquistados com o apoio do vereador Jailton Santana (PSC) e do deputado Gilmar Carvalho (PRB), o líder comunitário fez um apelo para que todos os vereadores busquem junto ao prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB), incrementar algumas ações naquela área, como saneamento básico. "No inverno a população sofre com o lamaçal e no verão sofre com a poeira". Segundo Serafim, uma promessa feita pelo prefeito e que precisa ser feita com urgência é a colocação de uma proteção metálica no canal construído, pois diversos veículos já caíram no local desprotegido.

A promessa do prefeito de Aracaju de utilizar cerca de R$ 8 milhões naquele bairro, onde existem cerca de 1,2 mil residências foi recebida pelo líder comunitário como a salvação para a solução de todos os problemas. Outra conquista destacada por Serafim foi a vitória junto ao Ministério Público, quando em 18 de julho de 2006, os moradores conseguiram que as três ruas que pertenciam ao município de Nossa Senhora do Socorro fossem integradas a Aracaju, e com isso, passassem a receber as ações da prefeitura da capital. "Faço um apelo a todos os vereadores, para que visitem o Nova Liberdade, para verem de perto os nossos problemas", convidou.

Terminada a exposição do palestrante, os vereadores passaram a colocar suas opiniões sobre o tema. O primeiro foi Valdir Santos (PTdoB), que disse ter tido uma influência muito grande para que as três ruas citadas passassem a pertencer a Aracaju, pois graças a um projeto da deputada Lila Moura, conseguiu este ajuste de conduta com o MP.

Fábio Mitidieri (PDT) se reportou a uma cobrança feita por Serafim, sobre a colocação de um quebra-molas na avenida Santa Gleide, pois segundo o vereador, a SMTT informou que se atendesse a esta reivindicação, atrasaria o horário dos ônibus em cerca de 15 minutos. Sobre a deficiência dos abrigos ou pontos de ônibus, Mitidieri afirmou que este problema também existe em toda a capital sergipana.

Juvêncio Oliveira (DEM) afirmou que os pontos de ônibus aqui em Aracaju praticamente não dão nenhuma proteção ao usuário e que o convidado não ficasse tão convicto de que os recursos prometidos pelo prefeito chegariam àquela comunidade, "pois o chefe do executivo, não gosta de cumprir nada que promete".

Danilo Segundo (PSB) sugeriu aos vereadores que dessem total apoio às reivindicções do líder comunitário, para que as ações do Poder Público cheguem o mais rápido possível à comunidade. Já Nitinho (DEM) afirmou que se o prefeito sequer concluiu as obras do Coqueiral e Santa Maria, o povo do Nova Loberdade não deve esperar tão cedo que as ações da prefeitura chegue por lá.

Miriam Ribeiro (PSDB) disse que a câmara está aberta à participação das lideranças, para que externem suas preocupações e reivindicações, pois só desta forma, as conquistas serão alcançadas. Jailton Santana agradeceu a presença do líder comunitário e reafirmou a sua convicção de que, este tipo de discussão é fundamental para que as ações realmente cheguem à população mais carente. "Se esta casa não discutir este tipo de tema, não estará cumprindo o seu papel".

Nenhum comentário: