segunda-feira, 16 de novembro de 2009

OBRAS - Prefeitura inicia novas obras no Lamarão

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta segunda-feira, 16, mais uma obra de infraestrutura nas comunidades Ponta da Asa I e II, bairro Lamarão, zona norte da cidade. A ordem de serviço, assinada no fim da manhã pelo prefeito Edvaldo Nogueira, foi comemorada pelos moradores das 30 ruas que serão contempladas com pavimentação, drenagem, construção de calçadas e implantação das redes de água, esgotamento sanitário e energia. As obras representam um investimento de R$ 4,2 milhões, com recursos do município e do Governo Federal, e irão ajudar a melhorar das condições de vida da população.

Ao todo, são 3,5 km de vias beneficiadas. O projeto prevê 22.627 m² de pavimentação em paralelepípedo, 11.133 m² de calçadas em concreto, 1.924 m de drenagem pluvial, 3.300 m de rede de água, 1.100 m de rede de energia e 2.800 m de esgotamento. As ruas que vão receber intervenções são Maria Angelina, rua das Pedras, rua da Vitória, B, C, D, E, F, G, H, I, J, L, M, N e travessas A, B, C, D, 4, 7, 8, 9, 10, Edu Lobo, Hans Cristians I, Hans Cristians II e travessa da Vitória. As obras serão executadas pela Camel Empreendimentos e Construções, vencedora da licitação, e devem ficar prontas em 270 dias.

As principais vias de acesso à localidade - ruas 4 e Olaria - já haviam recebido pavimentação em paralelepípedo, meio-fio, calçada, tubos de drenagem, bocas-de-lobo para o escoamento da água e muro de contenção em um dos trechos. As obras, entregues pela Prefeitura de Aracaju em março deste ano, foram o início das mudanças na região. "Antes por aqui não passava carro, todo mundo andava na lama e a situação era muito difícil. Já fizemos uma parte e agora estamos realizando outra etapa. É uma alegria muito grande poder fazer tudo isso porque esse era um sonho dessas comunidades e um compromisso meu", disse Edvaldo Nogueira.

Segundo o prefeito, a previsão era que essa segunda etapa só fosse iniciada em meados do próximo ano, mas o município conseguiu antecipar a liberação dos recursos federais. "Essa é uma obra grande e complexa porque essa região é de morro. Os serviços vão demorar um pouco e por isso eu peço que vocês tenham paciência. Alguns transtornos são inevitáveis, mas no final vocês vão ver que vai valer a pena o esforço", disse Edvaldo aos moradores.

Emoção

No final da solenidade, o prefeito recebeu os agradecimentos de Maria da Luz, conhecida na comunidade como ‘Dona Céu'. Com 80 anos de idade, a aposentada contou que mora no Lamarão há 65 anos e nunca tinha visto tantas obras. "Estou tão emocionada que até já chorei. Nosso bairro nunca tinha tido atenção dos governantes. A gente andava era na lama, com o calçado na mão, e depois tinha que lavar os pés nas poças d´água. Mas graças a Deus, o prefeito Edvaldo Nogueira olhou para a gente e nos deu essa alegria", comemorou.

"Meus filhos do Rio de Janeiro vieram aqui depois que a primeira parte das obras foi entregue e ficaram felizes em ver que eu estou numa situação bem melhor. Agora minha vontade é de ir lá no Rio de Janeiro para dar a eles a notícia de que mais coisas boas estão acontecendo por aqui e a mãe deles está no céu, no paraíso", disse emocionada Dona Maria da Luz.

O eletricista Nilton César, morador da rua da Glória, uma das vias que serão beneficiadas, também falou da alegria de ver a situação da comunidade mudando para melhor. "Isso aqui era caótico, nem carroça entrava. As crianças não podiam ir à escola quando chovia e a vida da gente era horrível. Durante muitos anos, a gente se sentiu abandonado. Muitos prometeram, mas nunca ninguém fez nada. Agora a gente se sente honrado, feliz e humanizado com a atenção que estamos tendo", ressaltou.

Obras

Essa é a terceira localidade contemplada pela Prefeitura de Aracaju com obras de infraestrutura somente nos últimos 30 dias. Nos dias 19 e 27 de outubro, respectivamente, Edvaldo Nogueira autorizou o início dos trabalhos na Atalaia - onde nove ruas e uma avenida estão sendo drenadas e pavimentadas -, e no Santa Maria, que está sendo beneficiado com a realização de serviços de implantação de meio-fio e calçadas, terraplenagem, drenagem e pavimentação de 18 ruas entre os conjuntos Maria do Carmo e Padre Pedro.

Para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Paulo Costa, a cidade tem se transformado em um verdadeiro canteiro de obras. "A administração municipal não mede esforços para realizar obras em todas as localidades. O volume em andamento é muito grande e em breve vamos iniciar novas obras na nossa capital. São escolas, ruas, praças e outras ações que vão melhorar ainda mais a qualidade de vida da população", antecipou, acrescentando que os esforços para elaboração de projetos e captação de recursos são constantes.

Nenhum comentário: