terça-feira, 24 de novembro de 2009

CULTURA - Antigo prédio da Alfândega será ponto cultural da cidade

As produções culturais de Aracaju em breve vão ganhar mais um grande incentivo. O antigo prédio da Alfândega, situado no Centro Histórico, em frente à praça General Valadão, irá se transformar na Casa da Cultura, futuro ponto de encontro da arte e da cultura locais O projeto, idealizado pela Prefeitura Municipal, faz parte do Programa Integrado de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Aracaju.

O prédio é tombado e por isso sua estrutura do século XIX não pode ser modificada. Segundo o coordenador de Programas Especiais da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Wlamir Soares, a estrutura, no geral, está conservada. "No projeto nós estamos adequando a estrutura do prédio para um novo uso, dando uma nova vida ao local", afirma, lembrando que o projeto também prevê a adaptação de todo o prédio às normas de acessibilidade.

Na proposta está prevista a criação de sala de teatro com capacidade para 117 pessoas, sala de cinema com 100 lugares, com salas de acervo cinematográfico e edição audiovisual anexadas. Além disso, o local contará com salas equipadas para diversas oficinas culturais, área de leitura, cybercafé e espaço para exposições de arte. "A ideia é fazer com que isso sirva, principalmente, para a produção local de cinema e teatro", conta o coordenador.

Execução

Segundo Wlamir Soares, as cláusulas do contrato já estão concluídas e o projeto finalizado. "Para o início da obra falta apenas a aprovação no Senado, que está dependendo mais da agenda das pautas de votação", esclarece. Os recursos para a obra são do financiamento aprovado pelo Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID), no valor de mais de US$ 1,8 milhão.

Nenhum comentário: