terça-feira, 17 de novembro de 2009

SAÚDE - Ações contra a tuberculose são intensificadas

Para comemorar a Semana Nacional de Combate à Tuberculose, desde segunda-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju vem intensificando ações informativas e de conscientização. Através da busca ativa de pacientes e atividades educativas sobre o tema, as equipes de saúde pretendem diminuir os casos de contaminação.

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose e Hanseníase da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Fabrízia Dias Tavares, várias unidades de saúde e educação do município estão realizando atividades em diversos bairros da capital.

"Todas as Unidades de Saúde da Família [USFs] estão atuando junto às suas respectivas comunidades. As equipes de saúde fazem a busca ativa, que consiste em encontrar aqueles que têm contato mais próximo com pacientes com diagnóstico confirmado, a exemplo de cidadãos que moram com pessoas que têm tuberculose. São os chamados contactantes", explica Fabrízia.

"Os hospitais municipais e privados também foram orientados a distribuir materiais educativos e orientar usuários e pacientes. Além disso, entramos em contato com a Secretaria Municipal de Educação [Semed] para que as escolas também realizem atividades com seus alunos, como dinâmicas de grupo e confecção de cartazes educativos", complementa a coordenadora do programa.

Preconceito

De acordo com Fabrízia Dias, a principal dificuldade no combate à tuberculose é o preconceito. "Este ano, a campanha tem como tema ‘Preconceito se vence com informação: tuberculose tem tratamento, tuberculose tem cura', pois é justamente a criação de mitos que tem dificultado a abordagem do tema e a procura por tratamento", afirma.

Segundo informações da SMS, de janeiro a setembro de 2009, 137 casos de tuberculose foram notificados em Aracaju, sendo 121 da forma pulmonar. "Sabemos que a demanda é maior do que isso. Com informação e orientação, podemos melhorar a busca passiva e ativa dos sintomáticos, incentivando a procura espontânea por parte dos pacientes e a busca feita pelos próprios serviços de saúde", alega Fabrízia.

O tratamento contra a tuberculose dura seis meses e é completamente acessível à população de todos os bairros de Aracaju, estando disponível nas USFs. Os medicamentos são distribuídos de forma gratuita nas unidades de saúde e o paciente deve comparecer mensalmente para acompanhamento médico.

Prevenção e sintomas

A tuberculose é causada por uma microbactéria (Mycobacterium tuberculosis), que afeta os pulmões e diversos outros órgãos do corpo (pleura, intestino, rins, ossos, sistema gênito-urinário). A doença pode se disseminar através da tosse, espirro e fala de pessoas com a doença pulmonar ativa.

"Apenas 10% da população desenvolve a doença, pois os 90% restantes das pessoas infectadas evoluem para cura espontânea, graças à eliminação do bacilo pelo sistema imunológico. É importante que as pessoas estejam atentas para os sintomas da tuberculose: tosse por mais de três semanas, seja seca ou produtiva, febre no final do dia, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil", explica Fabrízia Dias.

Nenhum comentário: